Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Lapassion em Rede

Programa Lapassion em Rede entra na fase dos encontros virtuais

Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 13h51 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 17h07

Integrantes do projeto deixaram Itumbiara na semana passada, e retornarão à Unidade em novembro

Algumas imagens do time E.HOME enquanto visitavam a cidade e dialogavam com a população de Itumbiara
Algumas imagens do time E.HOME enquanto visitavam a cidade e dialogavam com a população de Itumbiara

 

Na semana passada, os integrantes do Programa Lapassion em Rede - Metodologia Brampssol encerraram a primeira etapa de atividades presenciais e retornaram aos institutos federais de origem (tanto do Brasil quanto de Institutos de Portugal). De agora até o final de novembro, os membros de cada uma das 11 equipes terão encontros virtuais para se desdobrar nas resoluções dos desafios propostos pelas contrapartes das áreas do meio ambiente, de qualificação profissional, comércio, saúde pública e área agrícola. Veja ao final da matéria quais são os 11 desafios dos times.

Antes dos estudantes da Rede Federal deixarem o Instituto Federal de Goiás, eles permaneceram na Unidade por duas semanas. Neste período, de segunda a sábado, eles desenvolveram atividades como oficinas, reuniões, palestras, workshops, visitas técnicas entre outros. Ao todo, estiveram reunidos no IFG de Itumbiara representantes de 32 Institutos da Rede Federal, 2 Institutos Politécnicos de Portugal, contabilizando um total de 47 câmpus, 55 estudantes e 14 tutores.

A metodologia Brampssol, que está sendo empregada no Lapassion em Rede, foi criada por estudantes e docentes do Câmpus Itumbiara em 2021. Ela é baseada na expertise adquirida com a participação no projeto Lapassion em anos anteriores. A metodologia torna os estudantes protagonistas no desenvolvimento de “um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano” - as chamadas soft-skills. Em resumo, a metodologia Brasmpssol funciona de aluno para aluno, e coloca estudantes como tutores dos próprios estudantes e tem como fio condutor o Design Thinking, utilizado por grandes instituições e empresas no desenvolvimento de projetos.



Opinião dos participantes

Ismael (em pé), junto a outros estudantes colaboradores da organização do Lapassion em Rede
Ismael (em pé), junto a outros estudantes colaboradores da organização do Lapassion em Rede

 

Ismael Danilo Lima Freitas tem 21 anos e cursa Engenharia Elétrica no Câmpus Valparaíso do IFG. Ele é tutor do Programa Lapassion e chegou no Câmpus Itumbiara no final de agosto para se capacitar e se preparar para recepcionar os estudantes integrantes do Programa. Ismael conta que precisava se sentir como um participante e “se colocar na pele deles”, imaginando como seria ser recebido em outro IF e quais as dificuldades os visitantes poderiam enfrentar por causa da dinâmica do Programa ou do período fora de casa. Ele contou ainda que a experiência nessas primeiras semanas “foi melhor do que imaginava” e, apesar de ele mesmo ter tido dificuldade por ficar um período longe de Valparaíso, a oportunidade o fez se sentir bastante responsável e até mesmo à vontade para mostrar a cidade de Itumbiara para os outros colegas. Em resumo, Ismael ressalta que participar do Lapassion em Rede significa ser “protagonista no conhecimento, ter mais autonomia, liderança”, além de oportunizar a chance de desenvolver soluções inovadoras nas áreas educacionais, sociais e ambientais.

Lívia Stefani, do IF de Rondônia
Lívia Stefani, do IF de Rondônia

 

Do curso de Medicina Veterinária, do Instituto Federal de Rondônia, participa do Lapassion a estudante de 20 anos, Lívia Stefani Godinho Gama. Ela conta que se interessou em participar do Programa pela possibilidade de conhecer novos lugares, pessoas, diferentes culturas e ainda agregar mais experiência ao currículo acadêmico. Lívia, que é estudante da Rede Federal desde o Ensino Médio, revela estar sendo muito positiva a experiência, e que as expectativas dela em relação à socialização e integração com os demais foram superadas. Ela integra o time que trabalha no desafio sobre “como alavancar o comércio local frente ao crescente comércio remoto?”. Para a graduanda, que visitou o comércio da cidade juntamente com os colegas, a situação tem sido desafiadora uma vez que os comerciantes locais não foram tão receptivos. Apesar disso, o time conseguiu os dados necessários ao trabalho e já estão trabalhando remotamente para apresentar soluções sobre esse tema. 


Igor Cordovil, do IF do Amazonas
Igor Cordovil, do IF do Amazonas

 

Também oriundo da Região Norte do país, participa do Programa o aluno do Instituto Federal do Amazonas, Igor Cordovil da Silva, de 24 anos. Ele é graduando de Produção Publicitária e faz parte do time NATIVA que tem o desafio de “aplicar tecnologia nas ações de vigilância para a proteção da fauna e flora amazônica, de forma limpa e sustentável?”. Igor conta que é a primeira vez que participa de uma experiência como essa, e que ele “não fazia ideia do que iria encontrar, mas que tem sido algo transformador”. Por meio do Lapassion, ele percebeu que “há um mundo gigantesco que ele precisava descobrir, e há inúmeras possibilidades” de atuação acadêmica e profissional. Igor disse também que por causa da Metodologia Brampssol, ele está tendo uma nova visão de trabalho em equipe, muito mais eficiente, organizada e geradora de resultados. “[eu] estava numa zona de conforto em Manaus, é muito curioso ter essa troca de ideias. Ter a visão de outras pessoas sobre determinado assunto. São várias visões distintas. Pegar todas elas e transformar em algo universal é uma experiência única”, revelou o estudante manauara.

José Roberto, do IFG Câmpus Anápolis
José Roberto, do IFG Câmpus Anápolis

 

Também do Instituto Federal de Goiás, outro participante é José Roberto Mendonça Inácio, de 18 anos, e que cursa Ciências da Computação no Câmpus Anápolis. Ele está no time Click e o desafio deles é descobrir “Como promover qualificação profissional para a indústria 4.0?”. José Roberto observa que a participação no Projeto está sendo muito divertida, principalmente pela troca de conhecimento e acesso a diferentes culturas. Para ele a ferramenta Desing Thinking (conjunto de novas práticas e processos frente aos problemas) é a que mais representa o Lapassion e que essa oportunidade irá agregar muito ao currículo acadêmico. Sobre a acolhida em Itumbiara, o estudante comentou que “a recepção dos tutores foi algo incrível” e que eles acolheram todos muito bem e que as ferramentas necessárias à atuação deles foram muito bem apresentadas. José Roberto afirmou ainda que a decisão de participar do Lapassion foi muito boa, pois ele está aprendendo algo além do ensino que normalmente é apresentado em sala de aula.

Wdson Lyncon Correio de Oliviera, tem 29 e curso Tecnologia em Agroecologia no Instituto Federal de Brasília. Ele é integrante do time REBUSC que tem o desafio de solucionar “Como alavancar o comércio local frente ao crescimento do comércio remoto”. O estudante fez questão de comentar que estava muito satisfeito com o desenvolvimento da equipe dele, e deu alguns detalhes sobre os encontros importantes que eles realizaram com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e Serviços de Itumbiara (ACISI) e Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Wdson relatou que o encontro com essas entidades foi possível graças ao intermédio da Direção-Geral do Câmpus Itumbiara, e que o diálogo com os representantes foi muito válido e, inclusive, o secretário municipal César Pereira “se mostrou extremamente feliz” e se dispôs a ajudar o grupo com indicadores e dados do comércio local. Além disso, o estudante contou que o secretário mencionou que Itumbiara está crescendo bastante na área do turismo e indústria, e que por conta disso seria muito válido aplicar as habilidades interpessoais aprendidas no Lapassion em Rede para os empresários da cidade, visando à melhoria do serviço e atendimento no comércio. 

Wdson Lyncon (no canto à esquerda) juntamente com o time REBUSC, durante encontro com o secretário municipal, César Pereira
Wdson Lyncon (no canto à esquerda) juntamente com o time REBUSC, durante encontro com o secretário municipal, César Pereira



Desafios propostos e contrapartes

Desafio 1: Como estabelecer o melhor arranjo entre ações de eficiência energética e geração distribuída para o consumidor de energia elétrica?

Contraparte: ENEL GOIÁS

 

Desafio 2: Considerando os 4 Rs, como resolver o problema do descarte incorreto de produtos eletrônicos já considerados obsoletos em prol do meio ambiente e da sociedade?

Contraparte: SAMSUNG

 

Desafio 3: Como aplicar tecnologia nas ações de vigilância para a proteção da fauna e flora amazônica, de forma limpa e sustentável?

Contraparte: SAMSUNG

 

Desafio 4: Como promover qualificação profissional para a indústria 4.0?

Contraparte: CANPACK

 

Desafio 5: Como promover o uso de energia limpa em indústrias do setor sucroalcooleiro?

Contraparte: SJC BIOENERGIA

 

Desafio 6: Como promover o descarte sustentável de resíduos inorgânicos de pequenas, médias e grandes indústrias?

Contraparte: SJC BIOENERGIA

 

Desafio 7: Como alavancar o comércio local frente ao crescente comércio remoto?

Contraparte: TRIPS

 

Desafio 8: Como promover o bem-estar de cuidadores e colaboradores no setor da saúde pública?

Contraparte: Secretaria Municipal de Saúde

 

Desafio 9: Como promover boas práticas agrícolas e segurança alimentar?

Contraparte: AGRODEFESA

 

Desafio 10: Como promover o melhor aproveitamento energético em ambiente doméstico e comunidades energéticas?

Contraparte: IP PORTO

 

Desafio 11: Como otimizar uma linha de operações de produtos manufaturados, visando obter uma alta performance e a qualidade dos produtos?

Contraparte: MAQUIGERAL


Veja a lista completa dos integrantes de cada time do Lapassion em Rede.

 

Registro da equipe SOMA, na visita técnica à SJC Bioenergia
Registro da equipe SOMA, na visita técnica à SJC Bioenergia

_________________________________

RELACIONADAS

Programa La Passion em Rede é aberto com atividades e solenidade no IFG.

Câmpus Itumbiara lança o Brampssol – projeto com foco em ações educativas e de eficiência energética



 

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.

 


Fim do conteúdo da página