IFG Conecta

Vencedores do Campeonato de Robótica recebem troféus na cerimônia de encerramento do IFG Conecta

Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2023, 09h57 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 13h54

Desafio foi disputado por alunos do IFG e também da Escola Sesi

Participantes do campeonato durante cerimônia de premiação

Durante a cerimônia de encerramento do IFG Conecta, realizada na noite de 1º de junho, foram apresentados os três primeiros colocados no Campeonato de Robótica, foi  disputado por oito equipes (sendo sete formadas por alunos do Câmpus Itumbiara e uma por estudantes da Escola Sesi). Os vencedores foram:

1º lugar - equipe Super Condutores

• Arthur Borges Pedó
  • Camila Maciel Silva Iran
  • Erick Nascimento de Oliveira
  • Marcos Paulo Dias Cândido
  • Sidney José Silva Ribeiro

2º lugar - equipe 5 Bits

• Adryan Lucas Mendes Monção
  • Gabriel José de Melo Costa
  • João Ricardo de Oliveira Cintra
  • Rafael Geraldo de Melo Costa
  • Victor Hugo Vaz Guimarães

3º lugar - equipe Los Bandoleros

• Edson Antônio Cândido Júnior
  • Guilherme Rezende Pereira Camargo
  • João Victor Lima Silva
  • Keldson Alves Lopes
  • Márcio Júnio Cardoso Dos Santos

Sobre a participação na atividade, o graduando Erick Nascimento, do time campeão, comentou: "A equipe Supercondutores deseja expressar sua profunda gratidão aos organizadores por proporcionarem um projeto que nos instigou a mergulhar no mundo da robótica, desenvolver estratégias e tornar todo o processo divertido. Estamos imensamente agradecidos pela oportunidade de expandir nosso conhecimento e habilidades, e por nos incentivarem a abraçar esse desafio de maneira envolvente e prazerosa.".

"O campeonato foi somente uma pequena mostra do esforço dessas equipes que ao longo de três semanas se empenharam para aprender a montar um robô do zero. Ficamos muito satisfeitos com a quantidade de equipes que se inscreveram para a seleção e com o envolvimento de toda a comunidade neste evento", afirmou o coordenador da competição, prof. Josemar Alves.

O prof. Josemar Alves explica o que motivou a competição e como os participantes foram preparados para ela: “A robótica educacional está cada vez mais integrada ao cotidiano dos alunos tanto na rede privada quanto na rede pública. Pensando nisso, idealizamos um campeonato de robótica Lego para que nossos alunos também pudessem fazer parte dessa realidade.

Foram selecionadas oito equipes, que poderiam ter de dois a cinco integrantes, de acordo com o coeficiente de rendimento escolar médio dos integrantes e depois dessa seleção, ofertamos três oficinas de robótica para que as equipes pudessem conhecer os robôs Lego e praticar com os kits didáticos do laboratório IFMaker.

Gostaríamos de agradecer à escola Sesi que prontamente aceitou nosso convite de participar do evento e também enviou uma equipe de robótica, a Prince Lego, para prestigiar a competição. E agradecer também à profa. Nathalia Urbano, que participou como juíza externa; e todo o apoio da equipe gestora do IFMaker na organização deste campeonato, em especial ao João Vitor Fernandes, aluno de graduação em Engenharia Elétrica, que realizou as oficinas de robótica para todas as equipes e atuou como juiz, assim como o servidor Gesmar Júnior”.

Equipe Supercondutores foi a campeã

Equipe 5 Bits conquistou o 2º lugar

Los Bandoleros
Los Bandoleros ficou em 3º lugar