Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
I Encontro de Egressos

Programa IFGratidão realiza I Encontro de Egressos do Câmpus Itumbiara

Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2023, 14h42 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 13h54

Atividade também fez parte da programação do IFG Conecta

 

 

Saudade, pertencimento, nostalgia, gratidão, amor, alegria, satisfação, amizade, realização, renovação… Muitos choros, sorrisos, abraços e carinhos. Foi com essa mistura de sentimentos e sensações que ex-alunos do Câmpus Itumbiara prestigiaram o I Encontro de Egressos da Unidade, promovido pelos organizadores do programa IFGratidão. Muitos presentes no encontro de ontem passaram pela Instituição há quatro, cinco, dez anos ou até mesmo há apenas três dias (caso da Poliana Caldeira que se formou em Licenciatura em Química em 2014, e no último dia 30 de maio colou grau na Engenharia Elétrica).

Participantes

Além desses na condição de egressos, boa parte dos 48 presentes no evento continuam a frequentar a Instituição, seja como alunos, servidores efetivos ou professores substitutos. Elizabete Pacheco é um desses exemplos. Ela é egressa da licenciatura em Química e servidora efetiva do Câmpus e afirmou: “(...) meu sentimento é gratidão. Esta Instituição mudou muito a minha vida e as pessoas que me deram aula, que estiveram como técnico-administrativos na época, os amigos que eu fiz durante a graduação, todos fazem parte da minha vida, da minha história. Eu sou muito grata realmente ao que eu vivi e ao que eu vivo aqui diariamente”. Juntamente com Elizabete, atualmente outros sete egressos do IFG trabalham na Instituição como técnicos ou docentes substitutos. 

A ex-aluna Nathália Augusta Urbano Caetano licenciou-se em Química no ano de 2019 e atualmente continua no Câmpus Itumbiara matriculada na especialização. Ela que também é docente na rede privada de ensino, disse que a principal contribuição do IFG em sua formação foi a preparação com êxito e muito amor para o ensino da docência. Para Nathália poder ter atuado também no IFGratidão foi a chance de mostrar aos atuais e ex-alunos o quanto o Instituto Federal de Goiás pode contribuir com a vida de cada um.

Já Letícia Abdias, egressa do Técnico em Automação (2014) e da Engenharia Elétrica (2019) atualmente é engenheira de manutenção na empresa Cargill, e expressou que poder rever os colegas de cursos e professores depois de tanto tempo é muito satisfatório. A engenheira eletricista salientou que defende o IFG em todas as oportunidades e que faz muita propaganda da Instituição pode onde passa. Letícia falou também que sempre lembra do companheirismo de sua turma e que juntos eles construíram laços muito sólidos. 

A jovem Nathália Soares da Silva, egressa do Técnico em Química em 2019, lembrou com muito carinho dos momentos em que esteve no Câmpus e disse: “Não tem como falar um só sentimento quando se trata do IFG. É um mix de gratidão, de alegria, de saudade de tudo que eu vivi aqui. É muito amor mesmo pela Instituição”, enfatizou ela. 

Veja no perfil do IFGratidão no Instagram relatos de egressos que expressam “não apenas a gratidão pelas oportunidades recebidas através da Instituição, mas são uma fonte de inspiração para nossos alunos e comunidade externa, demonstrando que a transformação pessoal e profissional pode ser alcançada através da educação”, salienta a docente Katiúscia. @ifgratidao

Depois desses e de muitos outros relatos emocionantes e conduzidos pela palestrante e pela psicóloga do Câmpus Goiânia, Rose Helen Shimabuku, os presentes ainda participaram de um sorteio de brindes e coffee break, e vivenciando momentos de reencontro e socialização.

 

Realizações do IFG Gratidão

A coordenadora do programa de extensão IFGratidão, profa. Katiuscia Daiane Ferreira, conta que as atividades tiveram início em 2021 e finalizaram agora em junho com o Encontro de Egressos. A docente explica que o “Programa foi criado com o objetivo de estabelecer a manutenção do vínculo dos egressos com o Câmpus Itumbiara” e promover a interação entre egressos, Instituto e comunidade externa. 

Da execução do IFGratidão fizeram parte cinco servidores, três egressos, cinco alunos bolsistas e dois voluntários. Ao longo de dois anos de execução, o Programa promoveu a visita de escolas públicas ao Câmpus para oferta de oficinas de Química e Robótica Educacional e atendeu cerca de 360 alunos de escolas públicas de Itumbiara e Araporã (MG).

 

 



 

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara



Fim do conteúdo da página