INCENTIVOS

IFG abre inscrições para participação de servidores e estudantes em eventos e tradução de artigos

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 13h54 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 13h54

Inscrições para o PIPECT, PAECT têm prazos vinculados às datas dos eventos. Para o PIPART, seguirão em fluxo contínuo até 8 de dezembro

O Instituto Federal de Goiás, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) está com inscrições abertas para seus programas institucionais de incentivo à participação de servidores em eventos científicos e tecnológicos; apresentação de trabalhos por parte de estudantes e tradução de artigos científicos para língua estrangeira.

São três programas diferentes e os editais de cada um deles estão publicados na página da Proppg, menu Editais, na aba Editais em andamento. O edital nº 22/2023 refere-se ao Programa de Incentivo à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos para Servidores do IFG (PIPECT), O edital nº 23/2023 trata do Programa de Incentivo para Estudantes do IFG apresentarem Trabalho em Eventos Científicos e Tecnológicos (PAECT) e o edital nº 24/2023, do Programa de Incentivo à Tradução para Língua Estrangeira e Publicação de Artigos de Servidores do IFG (PIPART).

Para os editais PIPECT e PAECT, de incentivo à participação em eventos, as inscrições são divididas em períodos distintos, de acordo com as datas de início dos eventos. Para eventos entre os dias 1º/6 a 30/9, elas já estão abertas e segue até o dia 11 de junho. Os outros três períodos de inscrições vão atender eventos a serem realizados a partir de 1º de outubro até abril de 2024.

As inscrições para ambos os programas devem ser feitas diretamente no módulo de pesquisa do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). No caso do PIPECT, é o próprio servidor que pretende participar do evento que deve fazer a solicitação. No caso do PAECT, a solicitação deve ser feita pelo professor orientador do estudante que vai apresentar seu trabalho.

Os valores dos incentivos de ambos os programas são de, no máximo, R$ 2.500, para eventos nacionais, e de R$ 5 mil, para eventos internacionais. Os recursos poderão ser utilizados para custear a taxa de inscrição no evento, impressão de pôster, diárias e passagens.

Artigos

No caso do PIPART, destinado aos servidores do IFG, as inscrições seguirão em fluxo contínuo até o dia 8 de dezembro e também deverão ser realizadas exclusivamente por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

Os itens que poderão ser custeados são serviço de tradução de artigo para língua estrangeira a ser submetido à publicação; custos com tramitação e pagamento de taxas para a publicação de artigos científicos; e revisão de artigos já escritos em inglês por seus autores.

O auxílio está limitado a R$ 1.500 para cada artigo, incluindo a tradução de texto e taxas de publicação de artigo científico em periódicos. O pagamento do auxílio será realizado diretamente ao servidor por meio de ressarcimento posterior, mediante comprovação da despesa efetuada.

Acesse os editais.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.