secitec

Secitec do Câmpus Itumbiara supera edição de 2016 e pela primeira vez leva atividades para escola de Buriti Alegre

Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 14h29 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2017, 18h42

Outras sete instituições de Itumbiara e uma da cidade vizinha Araporã também participam do evento, totalizando 590 visitantes

A cada edição a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do IFG Câmpus Itumbiara tem aumentado o número de atividades realizadas e quantidade de participantes. Em 2017, foram 625 inscritos em oficinas, minicursos e palestras, mais de 42 atividades promovidas (algumas acontecendo em várias sessões), 55 trabalhos submetidos e 590 visitantes de outras instituições de ensino de Itumbiara, Buriti Alegre e Araporã (MG).

Para os estudantes do município e estado, as principais atividades foram o Planetário Móvel, a Mostra VerCiência 2017, a Exposição BioCiência (montadas dentro do Câmpus Itumbiara) e as oficinas de Etnomatemática e Jogos Matemáticos, ações essas que aconteceram nas próprias escolas. O planetário móvel foi uma das grandes atrações, despertando inclusive a procura de última hora de outras escolas que não estava inscritas no evento. Tanto que os organizadores precisaram agendar mais sessões de visitação para atender ao grande número de interessados.

O estudante de Buriti Alegre Kauan Vilela da Silva, de apenas 9 anos, ficou maravilhado e encantando com a oportunidade de ver e ouvir histórias sobre os planetas tão de perto e de uma forma tão dinâmica. Sobre a experiência, ele comentou que foi “muito legal, muito bonito, muito espetacular”.

A aluna do 3º do Técnico em Químicaca, Ana Rebecca , que inclusive foi cerimonial da Secitec, expressou que a oportunidade de contribuir diretamente com o evento e ter contato com os participantes “foi uma experiência maravilhosa” e que ela pode perceber o quanto a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do Câmpus tem dado certo e “continua crescendo”.

Apoio ao Evento
Durante suas palavras de agradecimento e impressão geral sobre o evento, a gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão (Gepex) do IFG Câmpus Itumbiara, Blyeny Hatalita, comentou que a realização da Secitec foi possível pelos diversos parceiros, proponentes de atividades e agências de fomento que contribuíram. Além do IFG, a verba para a Secitec foi proveniente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em especial, a verba do CNPq foi concedida para apenas 283 instituições no país, sendo 10 em Goiás e, entre elas, o IFG Câmpus Itumbiara. Outra ressalva é que a aprovação para o Câmpus foi realizada sem restrição ou corte de orçamento, ao contrário do que ocorreu em outros locais.

Entre aqueles proponentes de atividades, colaboraram com a Secitec o IFG - Câmpus Cidade de Goiás, IF Goiano - Câmpus Urutaí, Universidade Federal de Goiás – Câmpus Jataí, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Castelo das Artes de Itumbiara, Secretaria Municipal e Subsecretaria Estadual de Itumbiara, Prefeitura e Senai.

Veja mais fotos do evento

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.