SISU 2018

Inscrições para o Sisu 2018 serão abertas nesta terça-feira, 23

Publicado: Segunda, 22 de Janeiro de 2018, 08h40 | Última atualização em Segunda, 19 de Fevereiro de 2018, 09h26

O IFG, nesta seleção, oferta 267 vagas distribuídas em 45 cursos de 12 câmpus

Interessados em concorrer a uma das 267 vagas em cursos superiores do Instituto Federal de Goiás por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) devem ficar atentos. Amanhã, dia 23, começam as inscrições para o SiSU 2018, e o IFG é uma das 130 instituições participantes da seleção.

Neste processo seletivo, a Instituição oferta mais de duzentas vagas através desse sistema. Ao todo, doze câmpus da Instituição irão participar da seleção. No Câmpus Itumbiara são disponibilizadas seis vagas (06) para cada um dos seguintes cursos superiores: Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Licenciatura em Química. As inscrições poderão ser realizadas, por meio do site sisu.mec.gov.br , até as 23h59 do dia 26 de janeiro, sexta-feira. O quadro de vagas está disponível nas páginas 02 e 03 do edital.

É importante observar que, para os candidatos ao curso de Licenciatura em Música (Câmpus Goiânia), será realizada uma prova de habilidade no dia 30 de janeiro. O resultado dessa avaliação de habilidades específicas será publicado no dia 31 de janeiro.

Como participar

Para o preenchimento das vagas de cursos de graduação, ofertadas no primeiro semestre de 2018, o IFG adotou dois processos seletivos: o Vestibular Enem, cujo resultado final sairá no dia 7 de fevereiro, e a seleção pelo Sisu. As vagas ofertadas pelo Sisu correspondem a 20% do total.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) que seleciona candidatos aos cursos de graduação das instituições públicas de educação superior a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para concorrer às vagas ofertadas no primeiro semestre de 2018, o estudante tem de ter participado da edição de 2017 do Enem, cujo resultado foi divulgado na quinta-feira, 18 de janeiro. Além disso, é necessário ter tirado nota acima de zero.

Do mesmo modo como ocorreu em anos anteriores, os candidatos poderão se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretendem estudar. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por participar do processo seletivo pelo sistema universal ou pela reserva de vagas (Lei 12.711/2012). Nesse caso, os candidatos que optarem por concorrer pelo sistema de reserva de vagas deverão realizar comprovação documental no ato da matrícula, conforme o disposto no termo de adesão Sisu/IFG e no anexo II do Edital que dispõe sobre o processo seletivo (clique aqui e acesse).

Mesmo se fizer a sua inscrição no dia 23 de janeiro, o candidato poderá alterar suas opções até as 23h59 do dia 26. Isso porque o sistema mostrará, a cada dia, uma nota de corte parcial, baseada nas notas das pessoas que já se inscreveram até o momento naquele curso.

Resultado e matrícula

O resultado da chamada regular do Sisu será divulgado no dia 29 de janeiro. Para a realização das matrículas, que serão realizadas gratuitamente, os candidatos classificados deverão acessar, posteriormente no site do IFG, o comunicado de orientações complementares para as matrículas. Esse documento especificará horários e outras informações pertinentes.

Ainda de acordo com o Edital, os candidatos selecionados farão suas matrículas nos dias 1º, 2 e de 5 a 7 de fevereiro. Os candidatos não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera até o dia 16 de fevereiro. A convocação dos candidatos interessados nessa lista será feita no dia 19 de fevereiro. A matrícula desse grupo ocorrerá entre os dias 22 e 26 de fevereiro.

Caso não sejam preenchidas as vagas destinadas ao Sisu 2018/1, conforme chamadas e listas previstas neste processo seletivo, estas serão destinadas à classificação geral do Vestibular Enem 2018/1.

Acesse o Edital do processo seletivo.

Confira também o Termo de Adesão do IFG ao SISU. Acesse-o aqui.

Saiba mais sobre o processo seletivo em: http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/sisu

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.