napne

Câmpus institui Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE)

Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2018, 10h14 | Última atualização em Sexta, 23 de Março de 2018, 10h01

O núcleo é composto por equipe multidisciplinar dedicada à realização de ações inclusivas

O Câmpus Itumbiara, do Instituto Federal de Goiás (IFG), instituiu por meio da Portaria nº 080, de 08 de janeiro de 2018, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). O órgão irá responder por ações de acompanhamento às pessoas com necessidades educacionais específicas; além de “promover a cultura da educação para a convivência e aceitação da diversidade”. Atualmente no Câmpus há uma professora substituta e uma aluna da licenciatura que são surdas, além de três alunos novatos do técnico integrado com deficiência visual.

Também será atribuição do NAPNE firmar parcerias e convênios com outras instituições de ensino da cidade visando ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os discentes do IFG.

São consideradas pessoas com necessidades específicas as que possuem impedimento de longo prazo de natureza física, sensorial, psicossocial; altas habilidades/superdotação e/ou transtornos globais do desenvolvimento que influenciam no processo de ensino e aprendizagem.

Segundo a pedagoga da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Zildaelei Santana, que palestrou no Câmpus Itumbiara sobre os direitos das pessoas com deficiência ou necessidades específicas no ambiente educacional, o NAPNE terá a responsabilidade de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a necessidade de se eliminar as barreiras que venham a impedir essas pessoas de obter êxito nos estudos. Barreiras essas que podem ser arquitetônicas (relacionadas ao acesso), atitudinal (de combate ao preconceito e promoção da diversidade), comunicacional (oferta recursos tecnológicos, uso do braile, e disponibilidade de profissionais de libras) e pedagógica (adaptações curriculares e de materiais didáticos).

Composição do NAPNE:

CARGO

Ana Carolina de Lima Pereira

Assistente em Administração

Ana Flávia Gomes Garcia

Ana Paula Araújo Martins

Psicóloga

Kárita Marques Rodrigues Lopes

Assistente Social

Lígia Viana Andrade

Professora

Lucimar Alves de Oliveira

Tradutora Intérprete

Patrícia Arantes Peixoto Borges

Sônia Ferreira de Jesús

Valdereis Mendes Bastos

Auxiliar de Enfermagem

Consulte a página do IFG que trata de Inclusão/Acessibilidade.

Acesse a Resolução nº 30, de 02 de outubro de 2017 que aprova o Regulamento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.