Seminário Local

Programação do Seminário Local de Iniciação Científica foi contemplada com quatro palestras

Publicado: Sexta, 23 de Março de 2018, 10h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Abril de 2018, 12h44

Os temas abordados foram variados, abordando desde a equidade de gênero até a propriedade intelectual

Professor Fernando dos Reis alerta sobre a necessidade de mudança em relação aos hábitos de consumo dos recursos hídricos

O Seminário Local de Iniciação Científica (SLIC) do IFG Câmpus Itumbiara foi encerrado ontem, 22, e além da apresentação dos trabalhos acadêmicos, em sua maioria relacionados às áreas da Engenharia e Química, os participantes do evento puderam prestigiar quatro palestras. Os temas foram abrangentes e trataram sobre equidade de gênero, empreendedorismo juvenil, propriedade intelectual e Dia Mundial da Água.

A palestra inicial ocorreu na noite de abertura do evento, 21, e foi proferida pela psicóloga e ativista, Raiene Sara. A palestrante abordou o tema “Equidade de Gêneros – Conquistas e Desafios”, e falou da satisfação e alegria em poder tratar do assunto no Câmpus Itumbiara, instituição onde cursou o Ensino Médio e teve primeiro contato e interesse pela temática. A jovem relatou as diversas experiências obtidas em trabalhos realizados ao longo da graduação e também no exterior.

A ativista contou que durante a graduação ouviu muitos relatos sobre casos de abuso sexual e moral e de violência contra a mulher, e começou a refletir sobre como poderia usar suas habilidades acadêmicas e conhecimento “prol de um mundo melhor” e mais justo. Raiene então passou a integrar grupos representativos onde pudesse atuar a favor de “uma mudança cultural universitária”. Além de expor os números alarmantes acerca da violência de gênero e contra a mulher, a palestrante explicou como o dialogo, o esclarecimento, projetos sociais e o treinamento de pais e professores podem contribuir positivamente para a equidade e igualdade entre homens e mulheres.

Embaixador Choice
Quem também palestrou no SLIC foi o estudante de Engenharia Elétrica do Câmpus Itumbiara, Reuler Cardoso. Ele abordou principalmente a questão do empreendedorismo nos jovens, e falou de sua experiência como Embaixador Choice – programa voltado para desenvolver habilidades de liderança e engajamento social visando mudanças positivas na sociedade brasileira e no mundo. Conheça mais sobre o Programa aqui.

Dia Mundial da Água
No segundo dia do Seminário o professor e coordenador acadêmico do Câmpus, Fernando dos Reis de Carvalho, tratou sobre o Dia Mundial da Água (comemorado ontem). O professor mostrou que grande parte da reserva de água doce do mundo está no Brasil. Mas que por outro lado a concentração da população brasileira está em áreas com poucos recursos hídricos. Afora isso, o País enfrenta outros problemas relacionados à água com a má gestão dos recursos, contaminação e desperdício, influências naturais no regime de distribuição da água e uso excessivo dos recursos hídricos. De acordo com o palestrante, toda a sociedade precisa repensar e refletir acerca do tema “que não se esgota e está a cada dia mais urgente” e preocupante.

Propriedade Intelectual
Fechando o ciclo de palestra do SLIC, a professora e integrante do Centro de Inovação Tecnológica (Cite) do Instituto Federal de Goiás, Brunna Souza, palestrou sobre propriedade intelectual. A professora ainda mencionou a atuação do Centro na gestão da política de inovação do IFG e deu exemplo de marcas, patentes e softwares que fazem parte do portfólio do Cite. Brunna também incentivou os participantes do Seminário a ter paciência e persistência em relação ao desenvolvimento e resultado dos projetos. E destacou que a capacitação acadêmica deve estar aliada ao empreendedorismo social.

Veja o álbum de fotos do evento

Representante do Centro de Inovação Tecnológica do IFG, Brunna Souza

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.