seleção

Câmpus Itumbiara inicia inscrições para Vestibular Enem e para curso técnico profissionalizante

Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 16h38 | Última atualização em Quinta, 03 de Maio de 2018, 08h37

As inscrições dos dois processos seletivos serão feitas exclusivamente pela internet

O Câmpus Itumbiara, do Instituto Federal de Goiás (IFG), inicia nesta segunda-feira, 23, as inscrições para dois processos seletivos. Um é para o curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica (para quem já terminou o ensino médio e procura uma qualificação profissional). E a outra seleção é do Vestibular Enem 2018/2, onde o preenchimento de vagas será feito por meio de uma seleção específica com base na nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

As inscrições dos dois processos seletivos são feitas somente pelo site, e até o dia 27 de maio. Para mais informações, acesse a página Estude no IFG.

Curso Subsequente
O Câmpus Itumbiara oferta 36 vagas para o curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica, que é ministrado no período noturno. Nesta seleção os interessados precisam preencher o formulário online, o questionário socioeconômico e pagar o boleto da taxa, no valor de R$ 20.

É possível também solicitar isenção dessa taxa, para quem estudou todo o ensino médio em escola pública. A solicitação da isenção deve ser feita de 23 de abril a 16 de maio, presencialmente, no Câmpus Itumbiara, ou por meio de upload de documentos em página específica do Centro de Seleção (clique aqui). Os arquivos deverão ser reunidos em um único arquivo em formato .pdf.

Como o IFG reserva no mínimo 50% das vagas dos cursos técnicos subsequentes a candidatos oriundos de escolas públicas, é importante que o candidato se atente, na hora da inscrição, à forma de participação do processo seletivo: se será pelo sistema universal ou pela reserva de vagas. Esta última forma de entrada está distribuída em oito casos (veja item 12.2 do Edital).
A seleção será feita por meio de prova objetiva, das disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. A aplicação do exame ocorrerá no dia 10 de junho, das 10 às 13 horas.

Vestibular Enem

No Câmpus Itumbiara são oferecidas vagas para dois cursos de graduação: Bacharelado em Engenharia Elétrica e Licenciatura em Química. A seleção dos candidatos será feita exclusivamente pela nota do Enem. E podem participar da seleção estudantes portadores de certificado de conclusão do ensino médio obtido por via regular ou curso equivalente e que participaram do Enem nos anos de 2013, 2014, 2015, 2016 ou 2017.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00, e o pagamento poderá ser feito até 28 de maio. O boleto bancário para a efetivação do pagamento da taxa deverá ser emitido no ato da inscrição no endereço eletrônico http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/vestibular-enem ou impresso posteriormente no mesmo endereço.

No ato da inscrição, é preciso ficar atento à informação do CPF. O candidato não poderá informar CPF de outra pessoa (nem mesmo o de pais ou responsáveis), porque é por esse número que será consultado o banco de dados do Ministério da Educação para conhecimento e validação das notas do Enem. O candidato deverá também informar se vai participar da seleção pelo sistema de reserva de vagas ou pelo sistema universal. Além disso, deverá informar o ano, referente à realização do Enem, que será utilizado para sua pontuação.

Estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas têm direito à isenção da taxa de inscrição, para tanto, o candidato deverá obedecer ao período de solicitação de isenção, que vai de 23 de abril a 16 de maio.

Acesse o edital de seleção do Técnico Subsequente.

Confira o edital da seleção Vestibular Enem 2018/2.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria/Com adaptações do Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.