artigo científico

Trabalhos de alunos e servidores do Câmpus são aprovados para apresentação em congresso nacional de meio ambiente

Publicado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 10h01 | Última atualização em Quarta, 26 de Setembro de 2018, 15h52

Dos três trabalhos aceitos, um foi indicado para publicação em revista científica

Trabalhos de autoria de alunos e servidores do IFG Câmpus Itumbiara foram selecionados para apresentação no 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente, que ocorre de 25 a 28 de setembro na cidade de Poços de Caldas (MG). O evento é organizado pela GSC Eventos Especiais e pelo Instituto Federal Sul de Minas Gerais – Câmpus Muzambinho. A temática deste ano é "Crise Ambiental: repensando os limites do crescimento".

Um dos trabalhos aceitos é o Resumo Expandido: Educação Ambiental e Sustentabilidade: oficinas de produção de materiais decorativos para a Biblioteca Maria Gabriela Pacheco Pardey, de autoria de três servidores da Biblioteca do Câmpus Itumbiara: Maraína Souza Medeiros; Pedro Henrique Pereira e Moreira e Rosiane Gonçalves de Lima Santana, juntamente com a aluna da Licenciatura em Química, Patrícia Michele Ribeiro.

Visite o site do Congresso Nacional de Meio Ambiente: http://www.meioambientepocos.com.br/

O trabalho “trata basicamente da importância de se conscientizar alunos e servidores a partir de uma palestra sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade aliada às oficinas de produção de materiais decorativos na Biblioteca”. A ideia surgiu a partir da “preocupação dos próprios servidores do setor em dar um melhor destino a esses materiais, assim como provocar a sensibilização dos alunos” quanto ao assunto.

A servidora Maraína também faz parte do grupo de autores de outro trabalho aceito, que é Análise multivariável de parâmetros da qualidade da água subterrânea utilizada para consumo em escolas do campo de Uberlândia-MG. O estudo é de coautoria do técnico-administrativo Adilson Correia Goulart, e ainda dos professores da Universidade Federal de Uberlândia, Fábio Augusto Amaral e Sheila Cristina Canobre.

Apresentação no Congresso e publicação em revista

O terceiro trabalho selecionado para o Congresso é o “Estudo da Lixiviação do Carbofurano em Colunas de Solo Utilizando a ESL-PBT e Análise por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência”, acerca da dinâmica do agrotóxico em solos do tipo Latossolo Vermelho.

O resumo expandido, que será apresentado em formato de pôster, é parte dos resultados da pesquisa desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e iniciação cientifica das graduandas da Licenciatura em Química, Camila Faria Silva e Jordana Teodoro Bernardes. Elas são orientadas pelo servidor Adilson Correia e pela professora Simone Machado Goulart.

Os avaliadores do Congresso Nacional de Meio Ambiente também convidaram os autores para publicar esse mesmo resumo expandido, na revista Acta Brasiliensis, mas em formato de artigo científico. A expectativa é de que a publicação aconteça na próxima edição da revista: (http://revistas.ufcg.edu.br/ActaBra/index.php/actabra/about) .

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.