Colação de grau

Câmpus Jataí realiza cerimônia de colação de grau dos cursos superiores

Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 18h30 | Última atualização em Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 09h24

Nesta quinta-feira, 13 de dezembro, o IFG/Câmpus Jataí realizou a cerimônia de colação de grau dos alunos dos cursos de Bacharelado em Engenharia Elétrica e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Na solenidade, foi conferido grau aos seguintes formandos do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica: Ana Flávia Matos Couto, Arthur Palhares de Freitas Castro, Sinara Souza Figueiredo Ferraz e Ulysses Caetano Vilela. Do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, colaram grau os seguintes estudantes: Adriano Chaves Ferreira, Deyves Lima Carvalho, Rogério Gonçalves Araújo e Suelma Pereira Almeida.

A cerimônia foi presidida pela professora Adriana dos Reis Ferreira, Diretora Executiva do IFG, em substituição ao reitor, professor Jerônimo Rodrigues da Silva. Também compuseram a mesa a Diretora-Geral do IFG-Câmpus Jataí, professora Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais, o Chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Manoel Napoleão Alves de Oliveira, o Coordenador do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professor Gustavo de Assis Costa, o Coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, professor Tiago Romeiro de Jesus, e a Coordenadora de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino, Valéria da Silva Marques. O evento foi interpretado em Língua Brasileira de Sinais pelas intérpretes: Thayla de Almeida Silva e Leila Alves Martins. A professora Patrícia Gomes de Souza Freitas, do Curso de Engenharia Elétrica, foi homenageada como paraninfa da turma.

Em seu discurso, a Diretora Executiva, Adriana dos Reis, enfatizou a importância do momento de colação de grau e da defesa das instituições públicas de Educação por toda a sociedade. A Diretora do Câmpus Jataí parabenizou os concluintes e destacou a importância da atuação dos alunos e de toda a comunidade institucional na etapa de formação concluída. Já a aluna Sinara Souza Figueiredo Ferraz, oradora das turmas, homenageou os formandos, familiares, amigos e os membros da comunidade institucional do IFG, pela participação no processo formativo dos estudantes.

Um importante destaque da cerimônia foi a conclusão do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela aluna Suelma Pereira Almeida, que é surda. A aluna Suelma concluiu todas as etapas e exigências do curso de TADS, dando prova da capacidade dos surdos para a realização de estudos com alto grau de complexidade. A aluna destacou as significativas dificuldades que enfrentou ao longo do processo de realização do curso, tais como a necessidade de definição de sinais, em LIBRAS, para a comunicação de termos técnicos da área estudada.

Antes de encerrar a solenidade, a Diretora Executiva do IFG salientou a relevância do êxito da aluna Suelma Almeida e o significado desta conquista para a consolidação do projeto pedagógico do IFG, fortemente pautado pela inclusão e pela valorização da diversidade.