SECOMP

Palestra "A Carreira nas Big Tech" abre Semana da Computação

Publicado: Terça, 28 de Junho de 2022, 15h00 | Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2022, 13h26

A solenidade de abertura da Semana da Computação (Secomp) do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) foi realizada na noite desta segunda-feira, 27 de junho. A Secomp em 2022 é realizada em formato híbrido e reúne palestras, oficinas, minicursos, maratona de programação e torneio de jogos. A conferência de abertura foi proferida por Rodrigo Akira, Gerente da Área do Ecossistema de Desenvolvedores no Google para a América Latina. Quem perdeu a atividade pode assisti-la no canal do evento no Youtube.  Toda a programação terá tradução em Libras.

O diretor-geral do Câmpus Jataí, professor Ruberley Rodrigues de Souza ressaltou a relevância da Secomp na formação dos estudantes da área de informática no câmpus. Além disso, ele destacou o potencial que as tecnologias digitais trazem para a concretização da programação. "A pandemia permitiu que aprendêssemos a trabalhar com as atividades online. Temos a desvantagem de não poder nos encontrar fisicamente, mas talvez não tivéssemos os mesmos palestrantes.", finalizou.

O professor Renato abreu, presidente da comissão organizadora da Secomp fez o histórico do evento e explicou que embora a abertura oficial do mesmo ocorria na segunda a noite, já no sábado 25 de junho havia sido realizado maratona de programação, em que 7 duplas resolveram problemas computacionais por meio de algoritmos. A dupla vencedora foi premiada com teclado, mouse e headset. Além dessa premiação, os participantes da Secomp deverão reunir as palavras chave que serão divulgadas ao longo do evento para que possam concorrer a novos prêmios no último dia da Secomp.

A Carreira nas Big Tech

Rodrigo Akira apresentou sua jornada enquanto trabalhador da área de tecnologia, desde o princípio de sua carreira que foi o ensino técnico-integrado. Rodrigo destacou o quão foi relevante a formação técnica para o trabalho. "fui o profissional mais jovem certificado pela Microsoft no Brasil por alguns anos, com 17 anos eu era certificado no Windows NT", celebrou. Ele afirmou a importância da formação para permanecer no mercado de tecnologia. "Mesmo quando quer ir para o exterior, vocês acham que conseguirão um visto de trabalho se não tiverem terminado uma graduação?", aconselhou.

Acesse o que já foi publicado sobre a Secomp

Acesse o Canal da Secomp no Youtube

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí