PÓS-GRADUAÇÃO

PPGECM participa do Encontro Nacional de Ensino de Ciências, da Saúde e do Ambiente

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 08h57 | Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2022, 13h26

O Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) marcou presença no VIII Encontro Nacional de Ensino de Ciências, da Saúde e do Ambiente - ENECiências, promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Como parte da programação do evento, a professora Mara Rúbia Morais, do Programa de Pós-graduação em Educação para Ciências e Matemática do IFG, ministrou, nos dias 28 e 29 de junho, um minicurso sobre as possibilidades de pesquisas educacionais em Análise do Discurso. O trabalho intitulou-se: “A BNCC à luz da Análise do Discurso - produção de sentidos e implicações para o ensino de Ciências”.

No decorrer do curso, foram apresentados elementos teórico-metodológicos da Análise do Discurso com potencial para embasar análises do texto da Base Nacional Comum Curricular, bem como do processo da sua elaboração. Segundo a professora, a atividade buscou contribuir para a compreensão de algumas relações entre os processos discursivos e a produção ideológica de sentidos que se materializam nesse documento. Além disso, “possibilitou a socialização de parte do trabalho que vem sendo realizado no IFG, por alunos e professores, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação para Ciências e Matemática e do Núcleo Multicâmpus de Pesquisas e Estudos em Linguagem do IFG – NUMPEL”.

A aluna do Curso de Doutorado em Educação para Ciências e Matemática, Simone Rosa da Silva, considerou muito importante a participação no evento. A discente destacou que “é fundamental valorizar esses espaços de aprendizagem, interlocução e de divulgação das pesquisas realizadas por professores e alunos da instituição”.

Visite o site do VII ENECiências: https://bit.ly/3s8SmYu

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí