INTERNACIONALIZAÇÃO

Câmpus Jataí recebe III Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 12h15 | Última atualização em Sexta, 09 de Dezembro de 2022, 08h59

O Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) em parceria com a Universidade Federal de Jataí (UFJ) sedia o III Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente. A conferência de abertura foi realizada na noite desta quarta-feira, 23, no auditório da Unidade Riachuelo com a palestra "A importância da Geografia Física na (re)construção e (re)interpretação da paisagem Luso-Afro-Americano", profirada pelo professor Jurandyr Sanches Ross da Universidade de de São Paulo (USP).

A solenidade de abertura aconteceu no auditório da unidade Riachuelo, ontem (23/11), às 19h, com a presença do Diretor-Geral do Câmpus Jataí do IFG, professor Ruberley Rodrigues de Souza; do Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFJ, Simério Carlos Silva Cruz; do coordenador do evento, João Batista Pereira Cabral, do Coordenador da Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos, William Ferreira da Silva e representantes de Portugal e de Moçambique.

O professor Celso de Carvalho Braga ressalta a importância do evento "a partir desse encontro podemos entender e compartilhar as diferentes experiências e modos de ver o espaço geográfico nas perspectivas brasileiras, portuguesas e moçambicanas", explicou. Além disso, Celso relembrou as pautas urgentes das mudanças climáticas, que também precisam e devem ser debatidas no âmbito da Geografia Física.

Já na noite desta quinta-feira, 24, o auditório da Unidade Riachuelo do IFg receberá a mesa redonda "Meio Ambiente, impactos ambientais e Covid-19. O tema será discutido por Francisco Costa, da Universidade do Minho,  de Portugal; Gustavo Dgegde, da Universidade de Moçambique; e Carline Trentin, da Universidade Federal do Mato Grosso. Já na sexta feira, "Percepção Ambiental e Gestão do Meio Ambiente" será o tema da mesa redonda que envolverá os professores Helder Lopes, da Universidade do Minho; Mario Uacane, da Universidade Licungo e Taís Rodrigues, da Universidade Federal de Sergipe.

O ENCONTRO

A ideia do encontro surgiu no final de 2015, na cidade de Guimarães-Portugal, após encontros realizados entre investigadores de língua portuguesa, do Brasil, de Portugal e de Moçambique, com objetivo de reunir acadêmicos oriundos dos três continentes, para discussão de temáticas diversificadas e abrangentes, abordando aspetos fundamentais da ciência geográfica, nas suas vertentes física e ambiental, com destaque para a sua aplicação ao ordenamento do território, aos riscos naturais e outras problemáticas ambientais, bem como à sua vertente didática.

• -  O primeiro ELAAGFA ocorreu na cidade de Maputo-Moçambique, no ano de 2016, com o tema: Reflexões sobre a Geografia Física e o Ambiente num mundo em conflito.
  • -  O segundo ELAAGFA ocorreu na cidade de Guimarães-Portugal, no ano de 2018, com o tema: Desafios para afirmar a Lusofonia na Geografia Física e Ambiente.
  • -  O terceiro ELAAGFA ocorrerá na cidade de Jataí-Brasil, em 2022, com o tema: A importância da Geografia Física na (re)construção e (re)interpretação da paisagem Luso-Afro-Americana.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí