Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Certificação da ação de extensão: Práticas sociais de empoderamento para mulheres

Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 14h11 | Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2022, 14h09

O Câmpus Jataí do IFG realizou no dia 19 de dezembro de 2022, às 19h30min, no auditório da Unidade Riachuelo, a cerimônia de certificação da ação de extensão Práticas sociais de empoderamento para mulheres: curso de capacitação e Direitos Humanos.

A Cerimônia de Certificação contou com a presença da juíza Sabrina Rampazzo de Oliveira, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher da comarca de Jataí-GO, que apresentou ao IFG demanda para a realização de ações de conscientização, letramento e de capacitação profissional para as mulheres atendidas, demanda que foi endossada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. 

A violência contra a mulher se constitui em qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico, tanto no âmbito público como no privado. Assim, a ação de extensão Práticas Sociais de Empoderamento para Mulheres: curso de Capacitação e Direitos Humanos, financiada pelo Edital da Proex em 2022, se constituiu como uma forma de enfrentamento à violência e de empoderamento das mulheres e foi destinada a vítimas de violência em Jataí, encaminhadas pelo Juizado.

O curso teve carga horária de 160 horas, com 25% da carga horária presencial, e articulou, de maneira interdisciplinar, Direitos Humanos, Letramentos (leitura e escrita), Informática básica aplicada, Matemática financeira, Saúde mental, Relações interpessoais, Empreendedorismo e qualificação profissional, Saúde e qualidade de vida. Contou com a atuação de vários professores, técnico-administrativo em educação e bolsistas, inclusive externos.

O desenvolvimento dessa ação, por meio de processos informativos e formativos em vários eixos, de práticas que buscaram o resgate das mulheres como sujeito ativo, fortalecido e empoderado, pode resultar em impacto e transformação social ao abrir portas às mulheres vítimas de violência e isso deve trazer impactos positivos para as famílias e comunidades delas.

Dentre as cursistas, alguns comentários da avaliação final foram: “Adorei o curso, conheci histórias e fiz amizades com pessoas maravilhosas”. Outro comentário diz que “Foi tudo bem trabalhado tinha muitas coisas que não sabia como direitos das mulheres, cada aula foi mais um aprendizado”. Por fim, “Espero que possamos ter mais cursos e com duração maior que pra nós seria gratificante demais passar um tempinho aprendendo com pessoas super inteligentes e que transmitem muita confiança ,e que nos mostraram que nunca é tarde para poder aprender mais”.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí

Assunto(s): EXTENSÃO
Fim do conteúdo da página