Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
PÓS-GRADUAÇÃO

Professora do IFG publica livro sobre Análise do Discurso

Publicado: Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 13h06 | Última atualização em Terça, 24 de Janeiro de 2023, 08h01
imagem sem descrição.

A professora Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais, do Câmpus Jataí, publicou o livro Discurso, memória e sujeito em Cora Coralina, que está disponível nos formatos impresso e e-book. Na publicação, a professora apresenta os resultados de uma pesquisa que se utilizou da teoria da Análise do Discurso para investigar a construção discursiva da subjetividade em poemas da premiada escritora goiana.

A obra se desenvolveu a partir da ideia de que a enunciação literária de Cora Coralina abriga um discurso memorialista que estrutura a produção de sentidos e uma dada subjetividade vinculada às memórias de Goiás. As análises trazidas indicam que, em meio a contradições e heterogeneidades, o processo discursivo materializa, nos poemas coralineanos, um efeito-sujeito que assume uma posição favorável à patrimonialização de Goiás Velho e à exploração turística advinda desse processo de monumentalização.


Segundo Mara Rúbia, o livro parte do princípio de que as nossas formas de ser, assim como tudo o que existe, são produtos da linguagem, da história e da ideologia. Assim sendo, esta obra apresenta “um dos inúmeros exercícios possíveis para a compreensão da realidade e dos efeitos-sujeito produzidos pelos discursos”.


Ainda de acordo com a autora, a obra interessa a estudiosos de diferentes áreas do conhecimento que se interessam em compreender como a presença de determinados discursos produz modos de ser na linguagem contemporânea. Segundo afirma Mara, “a Análise do Discurso tem embasado cada vez mais pesquisas, de inúmeros campos do saber, que buscam compreender a produção dos sentidos na articulação da língua com um exterior discursivo”.
Mara Rúbia Morais é professora do Programa de Pós-graduação em Educação para Ciências e Matemática do Câmpus Jataí e membro do Núcleo Multicampi de Pesquisas e Estudos em Linguagem do IFG (NuMPEL).

Fim do conteúdo da página