TRE

IFG tem convênio com Tribunal Regional Eleitoral para os programas de Mesário Voluntário e de estágio

Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2018, 12h29 | Última atualização em Quinta, 14 de Junho de 2018, 12h29

Em benefício dos estudantes, o Instituto Federal de Goiás possui atualmente dois convênios com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE): o primeiro é um acordo de colaboração entre os dois órgãos - IFG e TRE, para aceitação de alunos no programa Mesário Voluntário e o segundo é um termo de convênio para oferta de estágio remunerado e não obrigatório.

Nesse ano de eleição, os alunos já podem se inscrever como mesário voluntário no portal do TRE - www.tre-go.jus.br. Pelo programa, o estudante não recebe nenhum pagamento, mas terá 20 horas/aula computadas, por turno da eleição, como atividades extracurriculares. Em dias de treinamento e palestras aos participantes sobre o programa, oferecidas pelo TRE, os estudantes receberão abono de faltas caso os horários sejam coincidentes. A vigência do acordo para o Programa Mesário Voluntário é de cinco anos, com validade até 2.022.

Para participar do programa é preciso ter 18 anos, estar regularmente matriculado em um dos cursos superiores do IFG, não ser candidato na eleição vigente, nem parente de candidato até segundo grau, ou cônjuge; não ser membro de Diretório de Partido com função de confiança, autoridades e agentes policiais, bem como servidores com cargo de confiança no Executivo e os que pertencem ao Serviço Eleitoral. Pela legislação, quem for mesário terá direito à dispensa ao serviço pelo dobro de dias de convocação e efetivo trabalho voluntário, inclusive as convocações para os treinamentos e montagem dos locais de votação. A Justiça Eleitoral expedirá uma declaração que comprove as convocações.

Estágio

O IFG possui ainda convênio de estágio para estudantes com o TRE. O documento confere a prática de estágio não obrigatório a estudantes matriculados e com frequência efetiva no Instituto. As informações sobre o estágio no Tribunal estão disponíveis na Portaria nº 155/2017 do TRE. As bolsas de estágio ofertadas são no valor de R$ 1.320 (25 horas semanais), para estudantes dos cursos superiores, e de R$ 1.100 (25 horas semanais), para alunos do ensino técnico integrado. É concedido também auxílio-transporte. Para saber mais sobre as empresas que possuem convênio de estágio com o IFG, acesse a página da Pró-reitoria de Extensão (Proex). A Proex informa que mais informações sobre outras instituições parceiras podem ser obtidas pelos telefones: (62) 3612-2215 ou 3612-2214) ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. A oferta das vagas é feita pelo TRE, portanto, qualquer informação sobre as vagas disponíveis deve ser solicitada no próprio TRE ( 62- 39204114). A vigência do convênio desse estágio é de seis meses, com vencimento em outubro de 2018.

Servidores

Os servidores do IFG, bem como qualquer cidadão que deseja ser mesário, também podem se inscrever no Programa Mesário Voluntário. Para cada dia de convocação, o servidor terá direito a dois dias de folga, desempate em concurso que constar em edital, dentre outros. Pelo calendário eleitoral de 2018, a publicação dos nomes dos mesários será feita até dia 8 de agosto (60 dias antes da eleição), ou seja, antes dessa data quem tiver interesse deverá ter feito sua inscrição.

Acesse a página do mesário voluntário.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.