Câmpus Jataí apresenta Experiência Exitosa na Reditec 2018

Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2018, 15h45 | Última atualização em Segunda, 24 de Setembro de 2018, 10h47
O Câmpus Jataí apresentou uma Experiência Exitosa durante a 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), ocorrida em Búzios/RJ, entre 10 e 14 de setembro.

O trabalho intitulado:  ProejaSocial – uma experiência interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos, realizado em co-autoria com o professor Leizer Fernandes Moraes, foi apresentado pela professora Mara Rúbia de Souza, na sessão de Currículos e Metodologias de Ensino.

O projeto apresentado consistiu no desenvolvimento de uma sequência didática interdisciplinar, que demandou a criação de um software, o ProejaSocial, semelhante a redes sociais existentes. O objetivo dessa ferramenta foi contribuir para a formação ominlateral dos alunos em turmas de EJA e para a melhoria da qualidade do ensino nesta modalidade.

Durante a apresentação, a professora Mara Rúbia enfatizou que a utilização desse tipo de software, que envolve aspectos sociológicos, matemáticos e linguísticos, abordados numa perspectiva interdisciplinar, pode contribuir para o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita dos alunos. Além disso, segundo a professora, o uso do programa contribuiu para o desenvolvimento dos alunos quanto à análise crítica dos discursos que circulam no campo virtual e, ainda, para o reconhecimento e apreensão de conceitos matemáticos imbricados nessas representações;

Por fim, a professora destacou que a adoção dessa ferramenta no âmbito da EJA converge para a implementação de um projeto de educação unitária, que reduz as distâncias culturais entre trabalho manual/trabalho intelectual e contempla a dimensão política da sociedade.

De acordo com a professora Mara Rúbia, a oportunidade de apresentar um trabalho do Câmpus Jataí na Reditec foi bastante significativa, pois foram submetidas mais de quinhentas propostas e apenas cento e vinte e oito foram selecionadas. Ainda segundo a professora, a oportunidade de abordar a Educação de Jovens e Adultos, à luz dos fundamentos convalidados pelo Plano de Desenvolvimento Institucional do IFG, foi gratificante e reitera o compromisso do IFG com o cumprimento da sua função social.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí