residência pedagógica

Vem aí o Seminário de Residência Pedagógica

Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 17h35 | Última atualização em Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 14h39

Interessados podem se inscrever até o final desta terça-feira, 27 de novembro

Acontece amanhã, 28, o Seminário de Residência Pedagógica para todos os estudantes do curso de Licenciatura em Química. O evento terá início às 19h com abertura oficial e, em seguida, o coordenador do Programa de Residência Pedagógica no IFG, professor  Cleberson Arruda, vai ministrar a palestra O Programa de Residência Pedagógica no IFG e sua inter-relação com as redes de ensino: desafios e possibilidades.

De acordo com o coordenador da Residência Pedagógica no Câmpus Luziânia, professor Diego Arantes, com a realização do seminário, O IFG busca divulgar o programa, esclarecer as dúvidas, apresentar os dados dos alunos que já estão realizando e divulgar o novo edital do programa de residência que está previsto para ser lançado ainda neste ano.

Entenda a Residência Pedagógica

A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo, com duração de 18 meses. Terá o total de 440 horas de atividades, distribuídas da seguinte forma: 60 horas destinadas à ambientação na escola; 320 horas de imersão, sendo 100 de regência, que incluirá o planejamento e execução de pelo menos uma intervenção pedagógica; e 60 horas destinadas à elaboração de relatório final, avaliação e socialização de atividades.

O Câmpus Luziânia conta com 30 alunos residentes, todos bolsistas; três preceptores também bolsistas (professores das escolas campo onde os alunos realizam a residência) e um professor orientador, no caso o professor Diego Arantes. A residência pedagógica é um programa novo do Governo Federal que teve início em agosto deste ano. Os primeiros alunos concluirão suas residências em dezembro de 2019.

Faça aqui a inscrição para participar do Seminário de Residência Pedagógica.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.