Membros dos Conselhos Superior e de Ensino, Pesquisa e Extensão tomam posse para os próximos dois anos

Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 15h43 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 15h53

Ao todo, 125 novos representantes farão parte dos colegiados

Posse dos conselheiros do Consup e Conepex

Tomaram posse na manhã de hoje, 16, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia os novos membros dos Conselhos Superior (Consup) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepex). Ao todo, 61 representantes dos segmentos institucionais eleitos – alunos, professores e técnicos administrativos – e de entidades, empresas e instituições externas indicadas compõem agora o Consup. Para o Conepex, 64 membros, entre os eleitos pela comunidade e os membros natos. A solenidade foi presidida pelo reitor da Instituição, Jerônimo Rodrigues da Silva.

A estudante eleita para o Conepex Sâmara Costa Matos falou em nome, principalmente, do Diretório Central dos Estudantes. “Graças ao DCE nós temos construído uma representação estudantil maior, com representação dos 14 câmpus do IFG”, diz. Ela ressalta que a partir de agora o trabalho é no sentido de efetivamente atuar em prol das reivindicações dos estudantes.

Vinícius Duarte Ferreira, técnico-administrativo eleito pela reitoria, ressalta que é importante fortalecer o papel da representatividade dos segmentos no Conepex, no sentido de construir a participação efetivamente, com foco em formação, permanência e participação dos estudantes. Além disso, que é necessário pensar em como atuar junto às comunidades, tendo em vista o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “Pensar como os servidores vão atuar. Temos que trazer um debate mais profícuo, atuar e propor ações de implementação prática das políticas”, afirma.

O professor Samir Youssif Arabi, também do Conepex, destaca que é um desafio esse Conselho, que trata do tripé ensino, pesquisa e extensão. “Precisamos avançar nas resoluções, que visem dialogar com os vários segmentos da sociedade. Formamos os alunos para a sociedade, para a vida, não apenas na área tecnológica, mas pessoas que saibam pensar, que tenham posicionamento político e possam contribuir com a sociedade”, diz o professor. Ele ressalta ainda a necessidade de pensar em ações que saiam dos “muros da escola”.

Representando o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior, Marcelo Pereira Ramos afirma que a representação vai somar forças junto aos membros eleitos democraticamente pela comunidade da Instituição. “É um processo onde temos oportunidade de promover um debate amplo sobre as políticas da instituição”, finaliza.

Presidente dos dois conselhos e reitor do IFG, Jerônimo destaca a importância da composição das câmaras no Conepex, onde as questões institucionais são debatidas antes de ir para a avaliação pelo Consup. Ressalta ainda a responsabilidade dos dois conselhos, com o caráter propositivo do Conepex e resolutivo do Consup.

Compuseram a mesa-diretiva da solenidade de posse o presidente dos conselhos e reitor da Instituição, Jerônimo Rodrigues, pelo Consup: o servidor Hugo Leonardo da Silva Belisário, representante do segmento docente; a servidora Camila Lorrane Rodrigues dos Santos, representante dos técnicos administrativos; a aluna Tuíla Andriele Furtado Meira, representante do segmento discente; Edvaldo Gonçalves da Silva, representando o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, Marcelo Pereira Ramos, representando o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior, e Rerman de Souza Pires, representando a Força Sindical.

Pelo Conepex, o professor Samir Youssif Wehbir Arabi; o servidor técnico-administrativo Vinícius Duarte Ferreira e a estudante Sâmara Costa Matos.

Participaram da solenidade pró-reitores, gestores da reitoria e dos câmpus, servidores e comunidade externa.

Veja quem são os membros empossados do Conepex (Portaria nº 2765/2019) e do Consup (Portaria nº ­­­­ ­­­2766/2019).

Veja mais fotos no álbum do Facebookhttps://www.facebook.com/pg/IFG.oficial/photos/?tab=album&album_id=3223332064361724

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.