Novo site entrará no ar na próxima semana

Publicado: Quarta, 22 de Março de 2017, 09h29 | Última atualização em Quarta, 22 de Março de 2017, 09h30

A próxima terça-feira, 28, será um dia marcante para o IFG. O site da Instituição estará de cara nova

Os pilares utilizados na elaboração e modernização desse canal de comunicação entre o IFG e a sociedade foram pensados de forma que o cidadão e a comunidade acadêmica tenham acesso fácil e rápido a todas as informações institucionais.

O site foi estruturado de maneira com que as informações fiquem distribuídas por assunto, ou seja, tudo que se refere ao estudante estará reunido em uma área; tudo que se refere ao servidor estará disponível em outra página, e assim por diante. O layout foi escolhido entre os modelos disponibilizados pelo governo federal para o que é chamado de Portal Padrão, que preza pela padronização da comunicação digital institucional dos órgãos e autarquias ligados a ele.

Uma das principais novidades no novo portal do IFG é o Guia de Cursos, um sistema em que estarão hospedadas todas as informações referentes aos cursos ofertados pela Instituição, desde os de nível técnico médio até a pós-graduação, passando pelos cursos de extensão e de Formação Inicial e Continuada. Além das informações gerais, estarão disponíveis as grades curriculares, os projetos pedagógicos dos cursos, o quadro de professores, dentre outros, atendendo não só à legislação vigente, mas disponibilizando ao usuário uma navegação em um ambiente mais interativo.

O trabalho de desenvolvimento do novo site está sendo realizado há três anos pelas equipes de Comunicação e de Tecnologia da Informação do IFG. Além das questões técnicas, todos os conteúdos do site atual passaram por reformulação, por meio do trabalho das equipes de comunicação e de diversos setores da Instituição, para que o novo site tenha uma linguagem acessível, adequada aos seus diversos públicos e às questões de acessibilidade, principalmente para as pessoas com deficiência.

“Com o novo site, o IFG avança na gestão de conteúdo do portal e na comunicação digital com seus públicos, uma vez que toda a arquitetura da informação foi pensada para possibilitar o acesso à informação de modo intuitivo e fácil, de maneira padronizada e com uma organização clara, coerente e equilibrada”, ressaltou a diretora de Comunicação Social do IFG, Adriana Souza Campos, que coordenou o projeto do novo portal.

Lançamento

Para marcar a data, será realizada uma solenidade de lançamento do novo site, no dia 28, às 9 horas, no miniauditório Demartin Bizerra - Câmpus Goiânia. Toda a comunidade pode participar. Na ocasião, será feita a apresentação do conceito do novo site do IFG, suas principais funcionalidades e novidades e das diretrizes do Portal Padrão do Governo Federal que foram seguidas.

O evento contará com a participação do reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, do diretor Executivo, Adelino Candido Pimenta, e dos diretores Adriana Souza Campos (Comunicação Social) e Douglas Rolins da Silva (Tecnologia da Informação), que farão a apresentação técnica do novo site.

Legislação

O padrão do novo site do IFG atende às normativas e legislações diversas, a exemplo da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011), do Decreto de Dados Abertos (Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016), da Instrução Normativa Secom-PR nº 8, e do e-MAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico, entre outros.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.