Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
chamada púbica

Abertas inscrições para costureiros bolsistas e voluntários em 12 câmpus

Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2020, 17h02 | Última atualização em Terça, 14 de Julho de 2020, 20h40

Os interessados vão atuar no projeto de confecção de máscaras de proteção à Covid-19

imagem sem descrição.

Foram abertas nesta segunda-feira, 22 de junho, as inscrições para a Chamada Pública 02/2020 IFG/Câmpus Aparecida de Goiânia, para pessoas que queiram trabalhar como bolsistas ou voluntários na função de costureiro(a) no projeto de extensão “Construção de EPIs – Máscaras de Tecido contra Propagação do Covid-19”. São oferecidas 120 vagas para bolsistas e 140 vagas para voluntários, distribuídas nas cidades de Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Formosa, Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Senador Canedo, Uruaçu e Valparaíso. As bolsas são no valor de R$ 400,00 mensais.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter 18 anos completo. É requisitada experiência de no mínimo seis meses em produção e facção de peças do vestuário; experiência com costura de tecido plano e/ou malha e ter máquina reta em casa. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira, dia 25 de junho, pelo link.

As matrículas dos selecionados serão feitas nos dias 29 e 30 de junho, presencialmente, nos câmpus que oferecem as vagas, cujos endereços e horários de matrícula estão disponibilizados na Chamda Pública. Apenas pessoas da comunidade externa precisa apresentar documentação para a matrícula, que são os originais e uma fotocópia da Carteira de Identidade, do CPF e de comprovante de endereço com CEP. Caso os candidatos aprovados em 1ª chamada não confirmem suas matrículas, uma 2ª chamada será publicada no dia 30 de junho e os convocados deverão fazer a matrícula no dia 01 de julho de 2020.

O trabalho se inicia no dia 1º de julho e prossegue até 22 de setembro.

 

União de esforços

Uma grande força-tarefa está possibilitando a realização do projeto. Após a modelagem e o corte das máscaras-piloto, professores da área técnica do curso de Modelagem do Vestuário estão fazendo o risco de encaixe dos moldes no sistema CAD, para impressão em empresa especializada. As equipes de bolsistas e voluntários farão o corte dos tecidos e elásticos, enquanto equipes de voluntários e profissionais do IFG serão responsáveis pela divisão em pacotes para envio de máscaras à Reitoria, que providenciará a distribuição das mesmas aos demais câmpus envolvidos. Os cortes estão sendo feitos no Laboratório de Corte e Costura do curso de Modelagem do Vestuário do Câmpus Aparecida de Goiânia, já a costura das máscaras será feita nas próprias residências dos costureiros bolsistas e voluntários.

Nas cidades destinatárias, as equipes de costura receberão um vídeo com instruções sobre higienização do local de trabalho e uma apresentação em Power-Point com o passo a passo de montagem do produto em escala, facilitando e direcionando a montagem, para garantir a qualidade do produto e agilidade para quem trabalha. Profissionais do IFG farão o empacotamento das máscaras, que serão acompanhadas de material impresso informativo sobre regras de uso. A  distribuição do material às comunidades interna e externa será feita pelas equipes envolvidas em cada cidade.

 

Interação dialógica

As máscaras serão confeccionadas em dupla camada de tecido de algodão, reaproveitáveis mediante higienização adequada e de tamanho único, em dois modelos: anatômica/bico de pato e 3D/com dobras. O projeto de extensão observa que, de acordo com o Ministério da Saúde, as máscaras caseiras são uma intervenção a ser implementada junto com as demais medidas de proteção, como distanciamento social, etiqueta respiratória e higienização das mãos, com vistas a interromper o ciclo da Covid-19.

A distribuição dos EPIs deve começar no mês de julho. As coordenadoras do projeto destacam que, fundamentado no respeito e no zelo com a vida neste momento de pandemia, a ação considera a importância da interação social com segurança. “O IFG se fará presente no voluntariado junto à comunidade de cada câmpus e cidade onde estamos presentes, acontecendo então a interação dialógica, com a troca de trabalho e doações de máscaras”, afirmam no projeto, que ressalta também a aproximação de profissionais do IFG, os alunos e a comunidade. A execução do projeto será realizada pelo período de quatro meses, incluindo o período de preparação do projeto e aquisição dos materiais, iniciada em maio.

 

Selo exclusivo

O projeto “Construção de EPIs – Máscaras de Tecido contra Propagação do Covid-19” ganhou um selo, criado pela Diretoria de Comunicação Social do IFG, especificamente para ele. O selo traz a imagem de uma casinha, que se alia à campanha “Fique em casa”, e um coração, que além de ser uma alusão à linguagem digital das redes sociais, simboliza humanidade, amor, solidariedade.

 

Inscrições de bolsistas e voluntários

Pessoas interessadas em atuar como bolsistas e voluntários na função de costureiro(a) nas cidades dos câmpus envolvidos no projeto podem se inscrever neste link. A seleção será feita pelas respectivas unidades do IFG, conforme requisitos exigidos na Chamada Pública 02/2020 IFG/Câmpus Aparecida de Goiãnia. O documento apresenta o número de vagas disponíveis para bolsistas e voluntários em cada localidade. Podem participar pessoas das comunidades interna e externa ao IFG.

 

Chamada Pública

Inscrições

Acompanhe as fases da seleção em: https://www.ifg.edu.br/luziania/campus/extensao/editais 

 

Coordenação de Comunicação Social / Aparecida de Goiânia / Luziânia.

Fim do conteúdo da página