parceria

Parceria entre o IFG e Secretaria Municipal de Saúde traz melhorias para o sistema de atendimento do SAMU

Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 14h08 | Última atualização em Quinta, 15 de Outubro de 2020, 16h06

Ação foi realizada por aluno, egresso e professores da área de informática do câmpus

Da esq. para dir.:  prof. do Câmpus Luziânia, Ulisses Afonseca; aluno do câmpus, Wasller Meireles; e ex-aluno do IFG e responsável pela Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde de Luziânia, Wellington Roriz
Da esq. para dir.: prof. do Câmpus Luziânia, Ulisses Afonseca; aluno do câmpus, Wasller Meireles; e ex-aluno do IFG e responsável pela Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde de Luziânia, Wellington Roriz

Mesmo em tempo de pandemia, o Instituto Federal de Goiás continua trabalhando em prol da comunidade. Em Luziânia, a unidade do SAMU foi beneficiada com a instalação dos servidores e dos softwares do Ministério da Saúde, que permitem automatizar o processo de registro dos atendimentos e prestação de contas. A ação é fruto da parceria entre o IFG e a Secretaria Municipal de Saúde de Luziânia e não houve custo algum para a prefeitura.

Com início em fevereiro e conclusão em agosto deste ano, o trabalho foi desenvolvido pelo estudante do 5º semestre do curso de bacharelado em Sistemas de Informação, Wasller Luduvico Meireles Souza, com orientação do professor Ulisses Rodrigues Afonseca e supervisão do ex-aluno do câmpus e responsável pela Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde de Luziânia, Wellington Roriz Meireles dos Santos.

Firmada em 2019, inicialmente para auxiliar a Secretaria de Saúde do município com suporte de informática e desenvolvimento de software para o hospital municipal e para o SAMU, a parceria foi pensada e articulada entre o IFG, pelos Professores Wendell Bento Geraldes e Ulisses Rodrigues Afonseca, e a equipe da Secretaria de Saúde, Consuelo Vaz Tormin e Suzete de Souza D´antonio. Em setembro de 2020, uma nova assinatura de parceria foi realizada entre o Câmpus Luziânia e a Prefeitura Municipal, o que pode agilizar novas ações.

Ação

A primeira ação da parceria foi a configuração da rede e instalação dos softwares para o SAMU. Foram instalados dois servidores com os softwares e-SUS-SAMU, para capturar os dados de atendimento móvel de urgência e transmissão para o DATASUS/Ministério da Saúde, e o BURAN, um programa que registra todos os atendimentos, com gravação das ligações telefônicas e da tela de atendimento. Além dos servidores, as estações de trabalho foram instaladas e configuradas para entregar um ambiente de trabalho completo.

O SAMU de Luziânia atende a Região do Entorno Sul com mais de 727 mil habitantes, incluindo as cidades de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Valparaíso, Santo Antônio do Descoberto e Novo Gama.

De acordo com professor Ulisses Afonseca, essa é uma ação muito importante, já que a central de Luziânia é responsável por uma população de quase 800 mil pessoas. “Os softwares já estão sendo utilizados, permitindo a redução de prazos e custos para a entrega de dados ao Governo Federal e permitindo um melhor controle dos recursos do SAMU no município. A automatização das tarefas também reduz a incidência de erros e garante o cumprimento de prazos”, afirmou o docente.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia / fotos: professor Ulisses Afosneca.