Estudantes apresentam trabalho na Escola Regional de Informática

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 19h01 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 10h20

Alunos desenvolveram o sistema web IFLivros

Com o trabalho Sistema de Gerenciamento de Livros – IF Livros, os estudantes Jorge Tawnan Leles Vilela e Reinoldo Oliveira Sommer, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, representaram bem o Câmpus Luziânia na Escola Regional de Informática, em Goiânia, no último dia 18. O trabalho foi orientado pelo professor Ernane Martins e visa o gerenciamento do acervo individual de livros dos docentes e discentes do Câmpus Luziânia.

O sistema IFLivros propõe disponibilizar uma plataforma on-line capaz de cadastrar, catalogar e permitir consultas direcionadas a livros específicos; facilitar a venda, troca ou empréstimo de livros por docentes e discentes; e evitar a cópia ilegal de material didático por parte dos professores e alunos.

“Com a criação desse sistema de gerenciar a coletânea de livros dos usuários, a acumulação de livros desnecessária pode ser resolvida, tendo em vista que todos os alunos e servidores da instituição de ensino dispõem de uma plataforma online gratuita capaz de facilitar a venda, troca ou empréstimo de livros pessoais, e consequentemente diminuir a pirataria. O sistema foi pensado para atender as necessidades de uma instituição de ensino especifica, porém ele é ampliável para outras instituições”, explicou o professor Ernane Martins, orientador do trabalho.

O evento foi realizado no Centro de Aulas das Engenharias da Universidade Federal de Goiás, localizado na Praça Universitária, em Goiânia.

ERI

A Escola Regional de Informática (ERI) é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em todas as regiões do Brasil, com o objetivo de disseminar tecnologias da informação. O professor Ernane Martins explicou que a ERI é a edição regional do congresso da SBC, derivado da antiga Escola Regional de Informática do Centro-Oeste.

É um evento de cunho científico e acadêmico, com diversos assuntos de vanguarda na área de informática, cujo principal propósito é aproximar a pesquisa científica das necessidades do comércio e da indústria do estado de Goiás. É um fórum para pesquisadores, professores, alunos e profissionais de Computação e áreas afins fomentar a troca de ideias e experiências por meio de palestras, sessões técnicas, minicursos e oficinas.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.