desafio

IFG terá representante no Desafio de Projeto Meninas na Ciência

Publicado: Quinta, 02 de Agosto de 2018, 11h40 | Última atualização em Sexta, 24 de Agosto de 2018, 10h48

Estudantes de cursos técnicos e superiores de todas as instituições que compõem a Rede Federal vão se reunir, em Brasília, no ConectaIF 2018

Produzir protótipos de experimentos ou equipamentos que poderão ser utilizados em aulas do ensino médio, nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia. Esse será o desafio de 41 alunas de cursos técnicos e superiores de todo o Brasil, que estarão reunidas no Desafio de Projetos Meninas na Ciência, que acontecerá de 7 a 11 de agosto, dentro do ConectaIF 2018, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

As estudantes – que têm entre 17 e 26 anos de idade – virão de todos os estados do país. A atividade contará com uma aluna representante de cada uma das 41 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O Instituto Federal de Goiás será representado pela estudante Josilene de Sousa Santos Fernandes, aluna do curso de tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas, do Câmpus Formosa.

As 41 estudantes desembarcam na Capital Federal na próxima segunda-feira, 6 de agosto. As atividades do desafio começam às 9h da terça-feira, 7, e acontecerão diariamente, das 9h às 18h, sempre em um espaço construído especialmente para o projeto, dentro do ConectaIF 2018, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A apresentação dos protótipos acontecerá na sexta-feira, 10 de agosto.

As meninas serão divididas em quatro equipes, representando os conteúdos de Matemática, Física, Química e Biologia. O objetivo do Desafio de Projetos é que ao final as estudantes tenham produzido um ou mais protótipos de experimentos ou equipamentos para utilização em laboratórios para estudantes do ensino médio.

O Desafio de Projetos não será uma competição. No entanto, a equipe organizadora e os mentores irão selecionar cinco alunas (uma de cada região do país) para voltar a Brasília em outubro para apresentar os resultados do projeto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, neste ano, terá como tema “Ciência para redução das desigualdades”.

O Desafio de Projetos Meninas na Ciência é um projeto de pesquisa financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

ConectaIF 2018

O ConectaIF é um evento organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), que fortalece a relação entre a instituição e o mundo do trabalho. No evento, pessoas de diferentes áreas de atuação podem conversar, trabalhar em conjunto, demonstrar seu potencial e fechar parcerias, englobando a difusão de conhecimento com a participação efetiva de pesquisadores, professores e alunos, gestores, empresários, instituições parceiras e público visitante.

O ConectaIF é um evento aberto e gratuito, que reúne, em um só local, oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, desafios, palestras, competições, feiras, exposições e resultados de pesquisas.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria e Comunicação IFB.