bate-papo federal

Saúde emocional é tema de conversa, hoje, no câmpus

Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 10h04 | Última atualização em Sexta, 19 de Outubro de 2018, 08h33

Atividade é aberta para alunos e comunidade

Poemas criados pelos estudantes da EJA

Acontece nesta quarta-feira, 19, um bate-papo sobre saúde emocional, no Câmpus Luziânia. A atividade visa identificar formas de prevenção de problemas como depressão e suicídio. Para participar basta comparecer ao câmpus às 13h30, no pátio do prédio de ensino. A abertura do bate-papo fica por conta do Coral Coroluz, do Câmpus Luziânia.

De acordo com a psicóloga do câmpus, Jeisa Marcondes, “conhecer as possibilidades e os meios de se manter emocionalmente saudável é primordial para evitar e prevenir problemas graves como o suicídio”. Ainda para Jeisa, conversar com os alunos sobre empatia, reciprocidade, respeito e bem-estar contribui para um ambiente escolar mais saudável e caloroso, e, consequentemente, um ambiente de proteção para os estudantes.

Setembro Amarelo

Dados do Centro de Valorização da Vida (CVV) apontam que a cada 40 segundos  acontece um suicídio no mundo. Já segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 32 brasileiros morrem por dia vítimas de suicídio. A OMS afirma ainda que 90% dos suicídios podem ser evitados. Por isso, a importância de se prevenir e discutir o assunto.

A fim de integrar a campanha do Setembro Amarelo, o Câmpus Luziânia realiza o bate-papo sobre Saúde Emocional e, no próximo sábado, 22, participa da realização da palestra Valorização da Vida, também aberta a toda a comunidade, às 15h, no auditório do câmpus. Na ocasião, será lançado o projeto Reencantar a Vida, de iniciativa do Instituto Abraçando o Futuro, com apoio do IFG e do CVV. O projeto tem como finalidade a prevenção ao suicídio e à automutilação. Os participantes da palestra vão receber certificado de participação com carga horária de duas horas.

Acontece também nesta sexta-feira, 21, um café da manhã com os servidores do câmpus a fim de confraternizar a promoção da saúde emocional. O café será na sala de convivência do bloco administrativo, às 8h. A ideia é que cada servidor leve um lanche.

Ainda contemplando a temática do Setembro Amarelo, foi realizada uma reunião com os pais dos estudantes do ensino médio integrado, no dia 12, para alertá-los sobre depressão e suicídio. Veja aqui o vídeo apresentado na reunião.

Fotolinguagem

De iniciativa das psicólogas do Câmpus Luziânia, Jeisa Marcondes e Taísa Fidelis, dos  professores de artes, Giselle Dias e Tiago Hoerlle, e da professora de português Paula de Almeida, as dependências da unidade estão adornadas com imagens e poemas para incentivar as reflexões acerca do Setembro Amarelo.

Jeisa Marcondes explica que a fotolinguagem é um recurso terapêutico que utiliza a imagem para estimular a fala. O trabalho foi feito com os estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio em Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Veja mais fotos aqui.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.