V SECITEC

Câmpus inicia oficialmente a V Semana de Educação, Ciência e Tecnologia

Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 22h33 | Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 14h45

Edição deste ano tem como tema “Ciência para a redução das desigualdades”

Reitor diz que IFG tem como essência o combate às desigualdades

Na manhã desta quinta-feira, 25, o Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) iniciou oficialmente a sua V Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec), cujo tema desta edição é “Ciência para a redução das desigualdades”. A cerimônia de abertura foi realizada na Biblioteca Municipal Arlete Tenório Castro e contou com as apresentações do coral formado por discentes do Câmpus, sob a condução do professor Antônio Carlos, e as coreografias “Eu robô” e “Level up Dança”, de alunos do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG.

A solenidade contou com as presenças do Reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues; do prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes; do Diretor-Geral do Câmpus, Aldemi Coelho Lima; do Diretor de Ações Sociais da Pró-Reitoria Extensão do IFG, Willian Barbosa, que representou a Pró-Reitoria de Extensão; e a Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus, Maria Betânia Gondim.

Aos presentes, o reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues ressaltou que a ciência como meio para a redução das desigualdades faz parte da própria essência do Instituto. “Se nós voltamos no tempo, lá quando foi criada a Escola de Aprendizes e Artífices, veremos que o intuito era o de atender os desvalidos da sorte. Isso é redução das desigualdades”, avaliou. Ele disse ainda que a expansão da rede federal de educação, em 2008, não teve outro motivo que não a redução das desigualdades, ao levar centenas de câmpus da rede federal de educação para além das capitais.

O prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes, foi enfático: a redução das desigualdades passa obrigatoriamente pela educação. “O crescimento de verdade se agrega a vida de alguém de forma honesta pelo conhecimento. E ele é fruto de muito esforço, trabalho, luta, dedicação”, destacou. Ele acrescentou que é preciso também que exista oportunidade, e que ela tem sido oferecida nas escolas municipais e no Instituto. “Então volto para casa feliz, sabendo que nós estamos cumprindo com esta missão, de combater as desigualdades, vocês aqui no Câmpus e nós, em nossas escolas”, disse.

O Diretor-Geral do Câmpus Senador Canedo, Aldemi Coelho Lima, observou que o Instituto tem esta característica social, de promoção do desenvolvimento e de inclusão. “Nós entendemos que é preciso produzir e transmitir conhecimento visando o desenvolvimento econômico, tecnológico e social”, afirmou. “Acima de tudo podemos dizer que somos, assim como os demais câmpus, uma instituição que atua para a redução das desigualdades sociais”, avaliou.

Discentes recebem medalhas do JIF 2018

Ao final da cerimônia, os estudantes medalhistas nos Jogos do Instituto Federal de Goiás (JIF-Goiás) receberam suas medalhas. O destaque ficou por conta da aluna Karina Sousa Lopes, que recebeu cinco medalhas, duas delas na etapa Centro Oeste do JIF. Também receberam medalhas as alunas Ana Paula Araújo, Angélica Lemas, Hiza Loranny e os alunos Breno Galdino, Rodrigo Gonçalves, Gustavo Henrique e Domício Vitor.

Visita externa

Estudantes da escola Walter Ferreira visitam a V Secitec

Durante à tarde, a V Secitec recebeu à vista dos alunos do oitavo e nono anos da Escola Municipal Walter Ferreira. Eles conheceram o Câmpus, participaram de exposições, conversaram com os coordenadores dos cursos de Automação Industrial e Mecânica e com alunos e egressos do Câmpus Senado Canedo, ocasião em que puderam tirar dúvidas.

Entre os alunos estava Thais Petronilia, do nono ano, que inclusive fez o processo seletivo dos cursos técnicos integrados no último domingo, 21. Apesar de ter se inscrito para o curso de Mineração do Câmpus Goiânia, ela disse que a visita ao Câmpus Senador Canedo foi importante para conhecer a dinâmica da modalidade de curso técnico-integrado. “Sei que a modalidade daqui é a mesma de lá, então pude tirar muitas dúvidas”. Além disso, Thais disse que gostou muito dos trabalhos apresentados. “Achei muito bacana aquele robô que ganhou a Batalha de Máquinas. A gente vê que eles aprenderam e puseram em prática muito estudaram durante o semestre”, comentou.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.