ALIMENTAÇÃO

Feira Agroecológica faz chamamento para inscrição de agricultores familiares

Publicado: Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 13h10 | Última atualização em Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 13h10

Ação ocorrerá mensalmente na Reitoria do IFG, Câmpus Goiânia e Reitoria do IF Goiano

Os dois institutos federais do Estado de Goiás (IFG e IF Goiano) vão realizar mensalmente uma feira com produtos alimentícios, em sua maioria orgânicos, destinada aos servidores destas Instituições. A primeira edição está marcada para dia 13 de março e as demais ocorrerão sempre na segunda quarta-feira de cada mês. Para participar como expositor da feira, agricultores familiares poderão se inscrever e realizar o cadastro no dia 27 de fevereiro, presencialmente, das 9 às 11 horas, no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass – Rua 88, 280, Setor Sul, Goiânia).

As instituições vão fornecer toda a estrutura física para as feiras e cederão os espaços para comercialização dos produtos dos agricultores familiares, que deverão trazer apenas o que forem vender. O público estimado para cada feira será de cerca de 200 servidores, na Reitoria do IFG, mais de 500, no Câmpus Goiânia, e mais de 100, na Reitoria do IF Goiano.

A chamada pública para inscrição está publicada na página eletrônica da Pró-reitoria de Extensão do IFG, no menu Editais (veja o documento). Para participar, o agricultor deve levar toda a documentação (original e cópia) exigida no edital: Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf/DAP), apresentação do projeto de vendas de gêneros alimentícios (anexo à chamada), autodeclaração de produção dos gêneros alimentícios conforme os princípios da agroecologia (anexa ao edital), carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. Os agricultores poderão vender seus produtos aos servidores durante as feiras.

O agricultor pessoa física poderá apresentar projeto de venda com até cinco produtos alimentícios e o que apresentar a DAP pessoa jurídica poderá cadastrar até 15 produtos para comercialização. Eles podem ser frutas, folhas e hortaliças, alimentos processados, quitandas, alimentos de origem animal, leguminosas, verduras e legumes. Toda a documentação será avaliada pela equipe do projeto e o resultado será divulgado às 13 horas do dia 27. As informações, bem como orientações aos que tiveram o cadastro aprovado, serão repassadas também no dia 27, das 14 às 17 horas, no Siass.

Projeto

A Feira Agroecológica é um projeto de extensão proposto pela equipe de Promoção da Saúde do Siass, que agrega os Institutos Federais de Goiás e o Goiano. O objetivo é promover segurança alimentar e nutricional dos servidores e também contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar regional. As feiras ocorrerão sempre no mesmo dia, em três locais: das 8 às 10, na Reitoria do IFG (Avenida Assis Chateaubriand, nº 1658, Setor Oeste); das 11 às 14 horas, no IFG - Câmpus Goiânia (Rua 75, 46, Centro), e das 15 às 17 horas, na Reitoria do IF Goiano (Rua 88, 310, setor Sul). Ao final do dia, haverá sempre uma reunião de avaliação entre a equipe do projeto e os expositores.

Para mais informações, acesse a chamada pública.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.