Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
GESTÃO

IFG realiza levantamento para planejar ações futuras sobre o funcionamento na pandemia

Criado: Terça, 10 de Agosto de 2021, 13h44 | Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 13h49

Servidores, estudantes e estagiários vão responder sobre vacinação. Dados subsidiarão Plano de Retorno Presencial Gradual e Seguro

 

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) expediu, na última semana, o documento “Reflexões do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE/Conif) sobre o Retorno Gradual às Atividades nas Instituições da Rede Federal” (leia aqui), tendo em vista o avanço da vacinação no país e outros fatores que ensejam reflexões das instituições sobre o tema, o que inclui o Instituto Federal de Goiás (IFG).

No início desta semana, os Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde publicaram a Portaria Interministerial nº 5, com diretrizes para o retorno à presencialidade, desde que atendidas as condições de biossegurança. Nessa perspectiva, o IFG inicia um levantamento para a coleta de dados sobre a vacinação de servidores, estudantes e estagiários contra a Covid-19.

Por meio de questionários, a serem aplicados até o dia 25 de agosto, o levantamento possibilitará ao IFG o acesso às informações preliminares para amparar o planejamento das ações futuras relacionadas à elaboração do Plano de Retorno Presencial Gradual e Presencial na Instituição. “É importante deixar claro que, neste momento, não estamos falando em retorno presencial imediato no âmbito do IFG. Não há nada definido sobre essa questão e não há uma data estabelecida para que isso ocorra. O que temos, no momento, são as ações  desencadeadas na Instituição pelas normativas legais e diante do cenário de avanço gradativo da vacinação”, esclarece o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva.

O reitor destaca ainda que esse planejamento é essencial para que o Plano a ser elaborado pela Instituição apresente todas as etapas necessárias e, em especial, “que possua o foco na biossegurança de todos os integrantes da nossa comunidade acadêmica”.

 

Levantamento

O levantamento realizado pelo IFG soma-se às ações realizadas desde o início da pandemia, que estão sendo desenvolvidas pelas instituições que integram a Rede Federal, em todo o país, e aos documentos norteadores existentes, a exemplo também das “Diretrizes para a Elaboração de Planos de Contingência para o Retorno às Atividades Presenciais nas Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” do Conif.

Devem preencher os questionários, de 9 a 25 de agosto, os servidores (técnicos e docentes), professores substitutos/temporários, estudantes e estagiários. Através destes questionários, de fácil preenchimento, o IFG espera levantar os dados referentes à vacinação contra a Covid-19, bem como identificar qual a vacina, quantas doses e qual o prognóstico futuro de vacinação dos integrantes da comunidade acadêmica.

 

Servidores e estagiários

Para o preenchimento do formulário, os servidores e os estagiários deverão, primeiro, realizar login em sua conta de e-mail institucional (nomedoservidor@ifg.edu.br) e, depois, clicar no link do Google Forms, realizando então o preenchimento do questionário: https://forms.gle/eo1ZZLjULQ9QWRRZ7

 

Estudantes

Já os estudantes deverão acessar o Q-Acadêmico, local onde o questionário destinado aos alunos estará disponível para o preenchimento. Cabe ressaltar que é muito importante que todos participem do levantamento que permitirá ao IFG conhecer o cenário atual de vacinação de sua comunidade acadêmica e, posteriormente, planejar e elaborar as ações futuras, dentre elas o Plano de Retorno Presencial Gradual e Seguro às Atividades no IFG. 

O documento “Reflexões do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE/Conif) sobre o Retorno Gradual às Atividades nas Instituições da Rede Federal” do Conif será publicado no site do Conselho nos próximos dias.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

Fim do conteúdo da página