IV SILC

SILC recebe amanhã prêmio internacional do AFS Education Events Awards

Publicado: Sexta, 26 de Maio de 2017, 17h54 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Evento concorreu com cerca de 80 países pelo prêmio de evento educacional mais inovador

A organização do IV Sábado de Imersão em Línguas e Cultura (SILC), que será realizado amanhã, 27, no Câmpus Uruaçu, receberá, da American Fields Service (AFS), o prêmio AFS Education Events Awards (Prêmio AFS de Eventos Educacionais; tradução livre). O SILC concorreu com projetos de eventos de educação intercultural de outros 80 países, na categoria Most Innovative - mais inovador, e ficou em primeiro lugar. A placa de homenagem será entregue às 15h, no auditório do câmpus.

O resultado da premiação foi divulgado em outubro de 2016, durante o Congresso Mundial da AFS, que naquele ano ocorreu no Rio de Janeiro. A Placa foi recebida pela Secretaria Executiva da AFS Brasil e entregue ao Conselho Regional da AFS do Centro-Oeste. Amanhã, a homenagem chegará ao Comitê AFS - Uruaçu e ao IFG - Câmpus Uruaçu, parceiros desde a primeira edição do SILC, em 2012. O Prêmio é referente à 3ª Edição do evento, realizada em abril de 2016.

A coautora do projeto e professora do Câmpus Uruaçu, Janice Gomes, comentou sobre a importância da premiação para o Câmpus Uruaçu. O reconhecimento do SILC é uma grande conquista, defende a professora, que mostra "uma necessidade pedagógica de projetos como esse, de educação intercultural e fora de sala de aula, em que o aluno tem a oportunidade de vivenciar muitos conteúdos diferentes".

IV SILC

Confira a programação do IV SILC

Inscreva-se no IV SILC

Veja o Protocolo de Intenções entre o CONIF e a AFS Brasil

De acordo com a organização do evento, o IV SILC espera a presença de mais de 20 estudantes intercambistas da AFS, vindos de todo o estado.  Os países de origem dos estudantes são Itália, Tailândia, Islândia, Noruega, África do Sul, Finlândia, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Costa Rica e Malásia, proporcionando um rico ambiente de troca de experiências.

O Sábado também será repleto de atividades e atrações culturais, com palestras, debates, salas temáticas sobre outros países, oficinas de língua estrangeira com sessões de música, shows e muito mais! Para mais informações sobre a programação do IV SILC e para se inscrever, acesse a matéria completa.

Parceria

O primeiro SILC, de 2012, culminou no interesse de alguns alunos do Câmpus Uruaçu em concretizar experiências de intercâmbio estudantil internacional. Para isso, os coordenadores da primeira edição do evento, professores Liberato Santos e Janice Gomes, abriram o Comitê Uruaçu da AFS Intercultura Brasil de maneira independente.

Com o sucesso do SILC, a Reitoria do IFG assinou um termo de parceria com a AFS Intercultura Brasil e extendeu a possibilidade de parceria para todos os câmpus do IFG no Estado de Goiás. Institutos Federais de outros estados já havia assinado termos similares, o que incidiu na assinatura de um Protocolo de Intenções entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o AFS Intercultura Brasil.

O documento fortalece a cooperação entre as duas instituições, no intuito de desenvolver trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que primam pela aprendizagem intercultural e internacionalização da experiência estudantil.

Coordenação de Comunicação Social - Câmpus Uruaçu.