Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
SanearCidades

Projeto SanearCidades realiza solenidade de abertura da 1ª Oficina de Capacitação

Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2017, 18h40 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Técnicos de 13 municípios participam de capacitação para formulação de Planos Municipais de Saneamento Básico

 

A solenidade de abertura da 1ª Oficina de Capacitação do projeto Sanear Cidades ocorreu às 14h de hoje, 25, no auditório do IFG - Câmpus Uruaçu. Técnicos das áreas de saneamento e meio ambiente de 13 municípios do norte de Goiás atenderam à solenidade de abertura do curso, acompanhados de prefeitos e autoridades representantes dos municípios. 

Compuseram a mesa diretiva da cerimônia, o Diretor Executivo do IFG, professor Adelino Candido Pimenta, representando o Reitor da Instituição, professor Jerônimo Rodrigues da Silva; a superintendente da FUNASA, senhora Márcia Freire Coutinho; o Diretor-Geral do Câmpus Uruaçu, professor Leonne Borges Evangelista; o prefeito de Hidrolina, senhor Osvaldo Moreira Vaz, representando os prefeitos dos demais municípios que participam do projeto, e o secretário do Meio Ambiente de Uruaçu, senhor Charles Dias Alencar.

"Temos que continuar acreditando em políticas públicas que são boas, que realmente contribuem com o desenvolvimento dessas comunidades" - professor Adelino Candido Pimenta.

Ao longo da cerimônia, foi ressaltada a importância da parceria entre a FUNASA e o IFG. Segundo o professor Adelino Candido, "temos que continuar acreditando em políticas públicas que são boas, que realmente contribuem com o desenvolvimento dessas comunidades".

Para a superintendente da FUNASA, o Sanear Cidades é uma parceria que tem o potencial de transformar as vidas das comunidades envolvidas. Segundo ela, os municípios devem adaptar as ferramentas e orientações apresentadas na oficina às suas próprias necessidades. "Apresentando os planos realizados e com o planejamento adequado, há grande possibilidade de coletar recursos junto à FUNASA", comenta Márcia Freire.

Encerrada a cerimônia, as atividades da oficina começaram com a Apresentação da metodologia de Trabalho da Oficina I para as equipes técnicas que vieram dos municípios. O conteúdo programático da oficina vai até sexta-feira e abordará questões teóricas e práticas do Plano de Mobilização Social, passando pelos aspectos técnicos e sociais que deverão compor o diagnóstico do saneamento do norte de Goiás.

O Sanear Cidades - Polo Uruaçu atende aos municípios de Água Fria de Goiás, Campos Verdes, Formoso, Hidrolina, Montividiu do Norte, Mutunópolis, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás, Padre Bernardo, Porangatu, Santa Isabel, Santa Tereza de Goiás e Vila Propício. O projeto conta com mais dois outros polos, em Goiânia e Aparecida de Goiânia, cada um deles coordenando outros 21 municípios.

O projeto Sanear Cidades é uma parceria que alinha a excelência no ensino técnico e tecnológico do IFG à longa experiência com ações de saneamento da FUNASA, a fim de contribuir com o desenvolvimento . É fruto da assinatura do Termo de Execução Descentralizada Nº 17, de Dezembro de 2014, firmado entre as duas instituições.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.

Fim do conteúdo da página