Conhecendo o IFG

IFG traz alunos de 12 escolas de ensino médio e fundamental da região para conhecer a instituição

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 11h34 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Projeto Conhecendo o IFG mostra para os estudantes que há ensino de qualidade no norte do estado de Goiás

A partir de hoje, 26, até a próxima sexta-feira, 29, e nos dias 3 e 4 de outubro, o Instituto Federal de Goiás - Câmpus Uruaçu recebe cerca de 600 alunos de 12 escolas da rede pública e privada de ensino de Uruaçu e região. Eles são os convidados especiais no projeto Conhecendo o IFG, evento realizado anualmente que visa apresentar a estrutura do câmpus para estudantes do ensino fundamental e médio.

Para a organizadora do evento, professora Cristiane Alvarenga, o Conhecendo o IFG é uma ferramenta interessante para proporcionar a troca de experiências entre o IFG e a comunidade. Segundo ela, "o objetivo do IFG é contribuir com a educação na cidade", e o Conhecendo o IFG "proporciona uma forma dela conhecer a Instituição mais de perto e incentiva os alunos a prestar o processo seletivo".

"O objetivo do IFG é contribuir com a educação na cidade", e o Conhecendo o IFG "proporciona uma forma dela conhecer a Instituição mais de perto e incentiva os alunos a prestar o processo seletivo" - professora Cristiane Alvarenga.

As turmas convidadas são trazidas pelo próprio ônibus do IFG. Ao chegar na instituição, elas assistem a uma breve palestra sobre os cursos do câmpus, as datas e pré-requisitos dos processos seletivos, os programas de bolsas oferecidos pelo IFG e outras modalidades de assistência estudantil disponíveis. Em seguida, elas partem para conhecer a instituição e, antes de voltar para as suas escolas, merendam no próprio câmpus.

"Os alunos conhecem os pontos principais do IFG, como a biblioteca, vários laboratórios e outros pontos de interesse para o estudante", comenta o servidor técnico-administrativo André da Silva, que acompanha o trajeto das turmas pelo câmpus. "Eles recebem um resumo geral da instituição", conclui.

Na próxima semana, dias 3 e 4 de outubro, virão os alunos dos terceiros anos para conhecer os cursos superiores da instituição. Os que vierem no encerramento, dia 4, terão a oportunidade de assistir à palestra da professora do Câmpus Goiânia, Gizele Parreira, autora do livro Martin Buber e os caminhos da educação, pela Editora IFG. A palestra faz parte do projeto de extensão Viva o Livro - Interação entre Autores e Estudantes da Rede Pública.  A palestra será realizada às 9h.

Os cursos

O Instituto Federal de Goiás - Câmpus Uruaçu oferece três cursos técnicos integrados ao ensino médio regular, nas áreas de EdificaçõesInformática e Química. Os cursos têm duração de três anos e são em período integral. O ingresso às vagas de cada curso se dá por processo seletivo, com edital previsto para publicação ainda no mês de outubro.

Os cursos superiores do câmpus também numeram em três: o Bacharelado em Engenharia Civil, a Licenciatura em Química e o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O meio de ingresso nos cursos superiores do IFG é através do ENEM, como portador de diploma ou por transferência externa.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.