Ciência

IFG Câmpus Valparaíso desenvolve 16 projetos de iniciação científica no último ano

Publicado: Segunda, 31 de Dezembro de 2018, 13h28 | Última atualização em Segunda, 31 de Dezembro de 2018, 14h46

De agosto de 2017 a julho de 2018, são 16 projetos de iniciação científica desenvolvido pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Valparaíso e com resultados apresentados, entre PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio ) e PIBIC- Ensino Superior.  Entre os temas pesquisados por professores e alunos, estão uso de tecnologia em 3D para estudar o relevo, fogão solar, sistema de recuperação e controle de voo para foguetes de garrafa pet. Mas o Câmpus não parou por aí, temos cerca de 20 PIBICs em andamento para 2019.

Entre os pesquisadores do Câmpus Valparaíso, uma equipe formada por mestres e doutores em diversas áreas. Sobre o nível dos trabalhos realizados na unidade, o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do IFG Câmpus Valparaíso, Lucivânio Oliveira, destaca: “Pelo quantitativo de projetos de iniciação científica e grupos de pesquisa, estamos bem posicionados. Precisamos para 2019 consolidarmos os grupos de pesquisa da matemática, engenharia e o multidisciplinar”.

Quer saber mais sobre cada um destes programas desenvolvidos? Foram publicados os “Anais da Mostra Científica” da III Semana de Ciência e Tecnologia do Câmpus Valparaíso que reúne o resumo, introdução e metodologia destes trabalhos. Acesse aqui e saiba mais sobre os estudos desenvolvidos.

Veja abaixo a lista dos 16 projetos desenvolvidos no IFG Câmpus Valparaíso (de agosto de 2017 a julho de 2018):

Uso da Realidade Aumentada como Recurso Didático pela Geografia
Orientadora: Prof.ª Dr.a Danielle Pereira da Costa. Alunos: Carlos Daniel de Godoy Barros Nascimento e Henrique Leite Schneider Luft .

A Gourmetização do Pequi: da Tradição Regional aos Restaurantes mais Finos
Orientadora: Prof.ª Dr.a Mariana Amorim Romero . Alunas: Hyane Mares Chaves Neiva e Nikole Lopes Pereira .

Análise do Coroamento em Mudas de Baru (dipteryx alata vog.) para Efeito de Recuperação de Áreas Degradadas
Orientador: Prof. Me. Lucivânio Oliveira Silva. Co-orientadora: Márcia Rosa de Melo. Alunos: Bianca Batista Araújo, Diego Soares Silva, Nataly Kethlen de Souza Marães, Márcia Gabrielly da Cunha Estevan Costa, Bruna Vaz de Jesus, Talita De Oliveira Silva, Aliny Damasceno dos Santos, Ana Caroline Oliveira Da Silva e Mariana Marques Cruz.

Construção e Análise de Desempenho de Coletores Solares Utilizando Garrafas Pet

Orientador: Prof. Me. Reginaldo Dias dos Santos. Co-orientadores: Prof. Me. Rodrigo Camargo Gomes e Prof.ª Ma. Polliana Cândida Oliveira Martins . Alunos: Vitória França Gomes, Aldo dos Anjos Costa, Cleiton Leonido da Silva, Wallace Eron Melo de Barros.

Jogos Geográficos no Conhecimento do Entorno do Distrito Federal
Orientadora: Prof.ª Dr.a Danielle Pereira da Costa. Alunos: Aliny Damasceno dos Santos e João Vinícius Pessoa dos Anjos.

A Conscientização Financeira como Recurso Didático de Aprendizagem Matemática
Orientadora: Prof.ª Ma. Mayra Camelo Madeira Moura. Alunos: Ana Caroline dos Santos e Marthus Lobato dos Santos.

Preconceito Linguístico e Escolaridade: Análise Sociolinguística das Variedades Nordestinas no IFG Valparaíso
Orientadora: Prof.ª Ma. Ana Elizabete Barreira Machado. Aluna: Laura Beatriz Lima de Sousa.

Projeto e Construção de Túnel de Vento Didático
Orientadora: Prof.ª Ma. Polliana Candida Oliveira Martins. Alunas: Lara Rebecca Gomes Passos Delgado e Ana Vitória C. Martins.

Construção e Análise de Desempenho do Projeto de um Fogão Solar Alternativo

Orientador: Prof. Me. Reginaldo Dias dos Santos. Co-orientadores: Prof. Me. Rodrigo Camargo Gomes e profª Ma. Polliana Cândida Oliveira Martins. Alunos: Diego Soares Silva, Gabriela Alves dos Santos e Nataly kethlen de Souza Marães.

O Uso de Materiais Manipuláveis como Recurso Didático para o Ensino de Matemática nas Escolas Municipais de Valparaíso
Orientadora: Prof.ª Ma. Wanessa Ferreira de Sousa . Aluna: Gabriela de Carvalho Jasmilino.

Palavras, Expressões e Contextos que Reforçam a LGBTfobia contra Estudantes dos Institutos Federais do entorno do DF: uma Análise Sociolinguística

Orientadora: Prof.ª Ma. Ana Elizabete Barreira Machado . Aluno: Pedro Henry Lima Guimarães.

Sistema de Recuperação e Controle de Voo para Foguetes de Garrafa Pet
Orientador: Prof. Me. Rodrigo Camargo Gomes.Co-orientadores: Edilson José Jacinto, Prof.ª Ma. Polliana Cândida Oliveira Martins e Prof. Me. Reginaldo Dias dos Santos. Alunos: Mayara Rodrigues de Sousa, Ismael Danilo Lima Freitas, Maria Fernanda da Paz do Santos e Gabriel Sousa de Andrade Rodrigues.

Toxicidade do Óleo do Baru (Dypteryx alata) Usando como Modelo a Cebola(Allium cepa)
Orientadora: Prof.ª Dr.a Susana Suely Rodrigues Milhomem Paixao. Co-orientadora: Márcia Rosa de Melo. Aluna: Ana Beatriz Oliveira Nava.

O Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática
Orientadora: Prof.ª Dr.a Maria do Carmo dos Reis . Alunas: Carla Rafaela dos Santos Lourenço e Karla de Araújo Manerich.

Ensino de Matemática -Perfil dos Professores para o Trabalho com a Educação de Jovens e Adultos do IFG
Orientadora: Profª Ma. Wanessa Ferreira de Sousa. Aluna: Manuella Siqueira dos Santos Maciel.

Monitoramento e Controle Remoto da Unidade do Solo em Viveiros
Orientadora: Prof.ª Ma. Larissa Rezende Assis Ribeiro. Alunos: Isabella Vitória Klaus Gomes, Laryssa de Oliveira Rodrigues, Fernando Victor Trindade Gomes e Marjorie Brito Nazário.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso