Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Extensão

Alunos do IFG Câmpus Valparaíso criam site sobre educação financeira e apresentam soluções sobre planejamento de gastos diários

Criado: Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 19h09 | Última atualização em Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 21h15

Saiba mais sobre este projeto:  https://pibicmam.wixsite.com/pibic

Site desenvolvido por alunos do IFG Câmpus Valparaíso promove a educação financeira
Site desenvolvido por alunos do IFG Câmpus Valparaíso promove a educação financeira

Criatividade e muito trabalho! Por meio de pesquisas com o público e estudos sobre o tema, os estudantes Ana Caroline dos Santos e Marthus Lobato (Licenciatura em Matemática do Câmpus Valparaíso- Instituto Federal de Goiás) desenvolveram um site sobre educação financeira, no qual por meio de exercícios práticos e interativos, é possível aprender como organizar melhor os nossos gastos diários. Entre os tópicos abordados, você encontra: planejamento financeiro, cartão de crédito, poupar x investir, como calcular o valor de contribuição do INSS. Interessante, não é? A ferramenta foi elaborada ao longo de um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) , orientado pela Professora Mayra Camelo.

 

Sobre o trabalho desenvolvido, a aluna Ana Caroline conta: "O nosso objetivo é que as pessoas reflitam sobre as decisões financeiras"

O site ensina como resolver diferentes problemas por meio da matemática financeira: porcentagem, média aritmética, tudo fica mais fácil por meio de casos práticos que ajudam a envolver o público. Uma espécie de quiz é apresentado ao navegador. Por falar nisto, acesse a página eletrônica desta ação e veja como é possível planejar melhor os gastos diários: https://pibicmam.wixsite.com/pibic .

 

O site sobre educação financeira tem como foco atividades voltadas para alunos do ensino médio e de turmas de Educação de Jovens e Adultos, entre os objetivos está a possibilidade dos professores interessados no projeto utilizar esta ferramenta (que é gratuita) em sala de aula. "Ensinar a matemática ao mesmo tempo em que ensina educação financeira", esclarece a professora e orientadora do projeto Mayra Camelo. Sobre o porquê de escolher um site para dar suporte ao estudo da matemática financeira, Marthus Lobato explica: "A gente quer que nosso trabalho chegue longe".

 

Alunos Marthus e Ana 

Além da possibilidade de ser uma ferramenta em sala de aula, o site busca alcançar todos os interessados na matemática financeira e, também, aqueles que queiram dicas para organizar as contas e os gastos: “Eu espero que o site ajude a comunidade a tomar decisões financeiras” , destaca Ana Caroline.


Acesse: https://pibicmam.wixsite.com/pibic

 

Mais informações sobre este PIBIC 
A Conscientização Financeira como Recurso Didático de Aprendizagem Matemática (2017-2018)
Orientadora: Prof.ª Ma. Mayra Camelo Madeira Moura. Alunos: Ana Caroline dos Santos e Marthus Lobato dos Santos. Os pesquisadores pretendem ainda inserir novos problemas financeiros em situações cotidianas, assim como continuar aprimorando o site ao longo do próximo ano.

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso

 

 

Fim do conteúdo da página