Agro Centro-Oeste

Exposição de projetos do Núcleo de Agroecologia do IFG Câmpus Valparaíso e lançamento de livro de receitas marcam presença em evento

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 21h44 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 08h03

Aconteceu o pré-lançamento do livro "Cozinhando Histórias- Memória Afetiva e Tradição Culinária em Goiás"

Professora Mariana

Equipe do Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Valparaíso esteve presente na Agro Centro-Oeste Familiar 2019, evento que aconteceu do dia 29 de maio até o dia 01 de junho,  no Campus Samambaia da Universidade Federal (UFG), em Goiânia. O IFG estava entre os organizadores do evento. Pesquisadores do Núcleo de Agroecologia e Sistemas Produtivos Orgânicos (Naspo) do Câmpus aproveitaram a oportunidade para divulgar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas comunidades rurais Indaiá e Sarandi, localizadas em Luziânia (GO). Entre os projetos que foram exibidos, estava o pré-lançamento do livro "Cozinhando Histórias- Memória Afetiva e Tradição Culinária em Goiás", resultado de um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) orientado pela professora de História Mariana Romero.

Livro foi apresentado para os presentes na tenda do Instituto

Mariana explica que o livro ainda está na primeira versão, o lançamento com a versão definitiva será realizado ainda este semestre nas comunidades rurais nas quais o Naspo atua. A professora e a equipe de alunos recolheram receitas e histórias das mulheres das comunidades Indaiá e Sarandi. Sobre o objetivo do livro, Mariana conta: "Resgate da memória e da tradição culinária". Entre as dicas, é possível encontrar o passo a passo para pratos que agradam boa parte das mesas dos brasileiros, como rosquinhas, pudim e biscoitos regionais. Legal, não é? E sabe o que é mais legal ainda? Este livro estará disponível em breve em sua versão digital e gratuita em nosso site. Assim que ele for disponibilizado divulgaremos para vocês.

Mais projetos

O Naspolinho (tem este nome em referência ao Naspo)

Letícia apresenta o "Naspolinho" ao reitor Jerônimo Rodrigues

É um jogo de tabuleiro que tem como objetivo a conscientização sobre a importância do meio ambiente. Nesse passatempo educativo, os participantes são desafiados a responder perguntas voltadas a questões ambientais. O jogador tem como meta juntar cartas de acordo com os acertos e participar da história do jogo, na qual deve-se realizar uma recuperação de nascente. Uma das estudantes envolvidas neste projeto lúdico e educativo, é  Letícia Vidal (3ºano do curso técnico em Mecânica) que explica que participar da Agro Centro-Oeste Familiar servirá na aprimoração do jogo. Durante a exposição deste trabalho, o público era instigado a críticas e sugestões. Sobre a participação no evento, a aluna destaca: "Eu achei interessante, foi uma boa experiência". Este projeto é orientado pelo professor de Química Marcos Calil.

Acionador simplificado para irrigação- estudo de caso (PIBIC-EM)
A equipe de pesquisadores trouxe para exposição um projeto de irrigação de baixo custo e fácil montagem para ser apresentado na Agro Centro-Oeste Familiar 2019. A estudante do 3ºano do curso técnico integrado em Automação Industrial Ana Beatriz esclarece: "Irrigação automatizada com o mínimo de componentes possível. Baixo custo e fácil entendimento". A orientadora deste PIBIC é a professora de Engenharia Elétrica Larissa Rezende.

Para ver outros projetos e pesquisas do IFG Câmpus Valparaíso, acesse o link: http://www.ifg.edu.br/valparaiso/campus/pesquisa/projetos-e-programas?showall=&start=3

Veja mais fotos em: www.facebook.com/ifgvalparaiso

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso