Tecnologia e sustentabilidade

IFG Câmpus Valparaíso irá economizar cerca de 80% dos custos de energia com utilização de painéis fotovoltaicos

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 21h14 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 10h32

Aproximadamente 140 placas foram instaladas

Imagem aérea do Câmpus Valparaíso

A luz do Sol é transformada em energia elétrica, é isso que as 138 placas instaladas no Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Valparaíso irão fazer, elas são chamadas de painel solar fotovoltaico. Esse sistema de Microgeração de Energia Distribuída irá ainda ser combinado com uma compensação de crédito que funciona assim: a energia que a gente precisar utilizar à noite ou mesmo durante o dia da companhia Enel Distribuição Goiás, estes gastos serão descontados nos créditos que obtivermos ao ceder energia excedente gerada durante o dia. A expectativa é que todo esse conjunto poderá chegar a cerca de 80% de economia nos custos da energia consumida.

A implantação deste sistema no Câmpus Valparaíso ( que já está instalado e tem previsão de estar em pleno funcionamento até o fim deste semestre) só foi possível porque o IFG  teve projeto selecionado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na Chamada 001/2016 de Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D, na qual algumas das unidades do Instituto serão ou já foram contempladas por essa iniciativa.

Outra medida adotada dentro desta ação, foi a atualização dos equipamentos. Lâmpadas fluorescentes e de outros materiais foram trocadas para as luzes de LED, mais econômicas. Sobre o processo de eficiência energética adotado no Câmpus, Guilherme Rodrigues, técnico de Laboratório de Eletrotécnica e um dos responsáveis pelo acompanhamento deste novo mecanismo no Câmpus Valparaíso, destaca a importância de "despertar as novas tecnologias para os alunos, por ser um ambiente de ensino, e a própria questão da economia gerada". Sobre o tema, ressalta: "Fornecer a inovação técnica e sustentabilidade".

Veja mais fotos em nossas redes sociais:
www.facebook.com/ifgvalparaiso

www.instagram.com/ifgcampusvalparaiso