Aluno do IFG Câmpus Valparaíso constrói relógio solar com apenas 40 reais

Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 20h03 | Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2019, 20h49

O material físico elaborado precisa ser cortado milimetricamente por um laser

Pedro durante demonstração do relógio solar

Com apenas 40 reais, muita pesquisa e claro, muita criatividade e boa vontade, o estudante do segundo ano do curso técnico integrado em Automação Industrial Pedro Matos construiu um relógio solar. As aplicações? Várias, como explica a coordenadora deste projeto Danielle Pereira: "Finalidade didática para os professores de geografia e matemática trabalharem conteúdos como coordenada geográfica, fuso horário e movimento da Terra".

O relógio solar foi construído com MDF e as posições das horas foram milimetricamente cortadas com laser, sendo projetado pelo software Fusion 360º. A posição de cada hora em relação a próxima muda de ângulo, o que dificulta o cálculo das disposições dos números no material elaborado. Sobre o trabalho, Pedro destaca o conhecimento adquirido: "Eu aprendi muito sobre o movimento do Sol e Astronomia".

Para que o relógio solar funcione, ele deve estar com seu gnómon (parte que possibilita a projeção da sombra) direcionado para o Norte. O projeto foi iniciado em agosto do ano passado.

Praticando a geografia: construção de um relógio solar no IFG Câmpus Valparaíso
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC- EM)
Ano: 2018/2019
Orientadora: Danielle Pereira da Costa