NASPO

Veja como foi o I Encontro do Núcleo de Agroecologia e Sistemas Produtivos Orgânicos

Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2017, 20h21 | Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2017, 20h40

Atividade teve uma programação variada e foi aberta a comunidade interna e externa

Na última quarta-feira,21, foi realizado, no Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG), o I Encontro do Núcleo de Agroecologia e Sistemas Produtivos Orgânicos (Naspo). Com uma programação variada, o evento contou com palestra sobre o Naspo e as pesquisas realizadas pelo grupo, oficinas diversas e uma apresentação sobre a chacina em Pau D'Arco, que contou com o relato de representantes de movimentos sociais.

Saiba mais sobre este núcleo de pesquisa clicando aqui

O evento foi iniciado com a apresentação da professora Danielle Pereira sobre o Núcleo de Agroecologia e Sistemas Produtivos Orgânicos (Naspo). Além da professora Danielle, participaram da palestra introdutória do evento, apresentando o projeto que desenvolve no Naspo, a técnica Márcia Rosa e as professoras Larissa Rezende, Mariana Amorim e Susana Milhomem. Saiba mais sobre este núcleo de pesquisa clicando aqui.

Sobre a importância da ação realizada, Danielle explica: “Oportunizou a comunidade acadêmica a conhecer as atividades e pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo junto as comunidades Sarandi e Indaiá”. Compareceu a iniciativa, representantes do município de Valparaíso de Goiás: Rafael Viana, secretário do Meio Ambiente e Agricultura Familiar; e Marcos Andrey, diretor de Economia Solidária, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Os participantes puderam contar com três oficinas: Fichas Agroecológicas como Instrumentos de Popularização do Conhecimento Científico; Acionador Automático de Irrigação de Baixo Custo; Reciclando com Charme e Café. A professora Mariana, que foi responsável pela oficina “Reciclando com Charme e Café”, ensinou aos alunos a fazer mudas reaproveitando cápsula de café e caixas de ovo. Mariana explica que cada participante da oficina levou uma muda para casa, e conta sobre a atividade: “Estimular a alimentação saudável e o consumo de produtos orgânicos … e, também, a estimular a realização de horta em casa”.

Ao final do evento, houve o relato da chacina em Pau D'Arco, a respeito da morte de dez trabalhadores rurais, no dia 24 de maio deste ano, na Fazenda Santa Lúcia, no município de Pau d’Arco, no Pará (PA). A apresentação foi feita pela advogada Fernanda Ferreira, da Associação Brasileira dos Advogados do Povo (ABRAPO) e por José Fonseca, da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) .

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso