Evento

Apresentações e festival gastronômico marcam “Mostra de Países Hispano- Americanos”

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 23h02 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 20h14

Foram apresentados 15 países durante a mostra

Nessa quarta-feira,20, no Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG), aconteceu a “Mostra de Países Hispano- Americanos”, o evento foi realizado pelos alunos dos terceiros anos do ensino médio e coordenado dentro da matéria de Espanhol, com apoio dos professores de Geografia, História e Sociologia. No primeiro momento, no auditório do Câmpus, os estudantes levaram diversas informações sobre os países da América Latina que tem o Espanhol como língua oficial, entre eles, Chile, México, Uruguai e Venezuela. Foi apresentada a geografia, a economia, os aspectos culturais, os linguísticos e outros referentes a estas localidades. Por fim, foi realizado um festival gastronômico, com opções de degustação de pratos típicos de diferentes regiões.

A professora responsável pelo projeto, Ana Elizabete (Português/Espanhol), explica o objetivo da atividade: “Divulgar a diversidade cultural dos países hispano- americanos, pois são países que têm o espanhol como língua oficial”, e destaca a importância de ao estudar uma língua estrangeira, também, conhecer a cultura dos países que a tem como idioma oficial.

O estudante Arthur Dutra, terceiro ano do curso técnico integrado em Mecânica, foi um dos alunos que realizou a apresentação sobre a Bolívia, sobre o prato típico escolhido, conta: “É um empanado boliviano recheado com carne seca e alecrim”, sobre a escolha explica: “Ele é bem comum na Bolívia”. A estudante Ingrid Shaynna, terceiro ano do curso técnico integrado em Automação Industrial, apresentou o trabalho sobre o Peru, sobre a iguaria servida, a Papa a La Huancaína, destaca: “É fácil de fazer, mas tivemos que adaptar um pouco porque tem ingredientes que só tem lá [no Peru]”, entre os componentes deste prato peruano estão pão de forma, purê de batata, azeitona e queijo.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso