EXTENSÃO

Primeiro dia da Semana de Ciência e Tecnologia do Câmpus Valparaíso tem programação variada

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 08h34 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 09h28

Palestras, minicursos, oficinas e muito mais! O evento vai até o dia 27 de outubro. Toda a comunidade está convidada

A Semana de Ciência e Tecnologia do Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG) 2017 começou nesta segunda-feira,23, e contou com uma programação extensa. A mesa de abertura foi iniciada por volta das 19h, em seguida, houve uma palestra com o tema “A Matemática Está em Tudo!” e, por fim, à noite foi encerrada com apresentação musical. O evento vai até o dia 27 de outubro. Ainda é possível se inscrever, procure a comissão de credenciamento no Câmpus e se informe.

Veja aqui a programação completa. Acesse a página do evento.

A solenidade desta segunda-feira,23, contou com a presença de gestores do Câmpus Valparaíso na mesa de abertura, participaram o diretor-geral, João Marcos Bailão; a chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas, Larissa Rezende; a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, Wanessa Ferreira e a professora de matemática Mayra Moura.

“A gente deseja um grande evento para todos e declaro aberto a nossa Secitec”

A chefe de Departamento explicou a importância do evento na divulgação dos trabalhos desenvolvidos dentro do Câmpus e, sobre o tema, destaca: “A pesquisa brasileira, setenta por cento dela, é realizada pelas universidades e institutos federais” e acrescenta: “É uma semana que a gente pode mostrar toda a pesquisa desenvolvida no Câmpus”. O diretor do Câmpus, João Marcos Bailão, começou cumprimentando a comissão organizadora e, também, agradeceu a todos os alunos e participantes pela presença no evento, ao final, deu por iniciado os trabalhos: “A gente deseja um grande evento para todos e declaro aberto a nossa Secitec”.

Logo em seguida, foi realizada a palestra a “A Matemática Está em Tudo!”, pela professora Mayra. A professora começou com a pergunta “Mas o que é a Matemática afinal?”. Mayra explicou que o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi escolhido devido ao Biênio da Matemática (2017-2018) Brasil, no qual o objetivo é divulgar a matemática por dois anos em todo o país. A intenção destas atividades de divulgação é fazer com que as pessoas aprendam a gostar da matéria, como conta a professora: “O objetivo deste biênio da matemática é distribuir esta paixão”.

Por fim, ao som do Pop-Rock, Forró e outros estilos musicais, foi a vez de Tanarrê (voz e violão), de Jorge Recife (guitarra) e de Roosevelt Pedrosa (bateria) realizarem um show para a plateia e encerrarem o primeiro dia de programação. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Valparaíso continua até esta sexta-feira,27. Veja aqui a programação completa.

Entre as atividades, o público poderá contar com minicursos, oficinas e palestras. Os temas variam, entre eles: “O Encantamento Matemático nas Dobraduras de Papel”, “Drones para Todos”, “Matemática das Maquetes”, “Matemática das Águas” e diversos outros.

Quer saber mais sobre a programação? Acesse aqui.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso