Ação

Palestra sobre “Projeto Mulheres Inspiradoras” encerra as atividades da Semana da Consciência Negra do Câmpus Valparaíso

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 11h48 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2017, 13h34

Evento aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro

Com sete anos de idade, Gina Vieira entrou para escola pública em  Ceilândia, no Distrito Federal, “eu era uma criança muito assustada, muito silenciosa”, ela contou como mais tarde, aos oito anos, ainda não alfabetizada, com medo do preconceito pela sua cor e desfavorecida economicamente, encontrou a pessoa que iria mudar a sua vida: “A professora Creusa realmente acreditou que eu poderia aprender”. Nessa quarta-feira,22, a professora Gina  realizou a última atividade da programação da Semana da Consciência Negra do Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG); com a palestra sobre o “Projeto Mulheres Inspiradoras”, ela falou sobre a trajetória de sua vida até o surgimento da iniciativa que iria lhe render diversos prêmios nacionais e internacionais.

“Quando tinha oito anos de idade e resolvi ser professora, meu pensamento era ser agente de mudança”, Gina Vieira Ponte de Albuquerque é formada em Letras e há 26 anos trabalha como docente, atualmente, atua no Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação do DF. Em 2014, começou o Projeto Mulheres Inspiradoras. O projeto surgiu no CEF 12 de Ceilândia, para os alunos do nono ano. Entre os objetivos da ação, estava a reflexão sobre temáticas como igualdade de gênero e cyber violência.

A professora então realizou uma série de ações como leitura de obras de autoria feminina, estudo de biografias de dez grandes mulheres, entrevistas com mulheres da comunidade de Ceilândia, campanha de combate à violência contra a mulher pelas redes sociais, utilizando o slogan: “Nós dizemos não a qualquer forma de violência contra a mulher” e, por fim, lançamento do livro “Mulheres Inspiradoras”, coletânea de entrevistas realizadas pelos próprios alunos, com uma mulher do círculo social deles.

Atualmente, o “Projeto Mulheres Inspiradoras” virou programa do governo do Distrito Federal e está sendo implantado em 15 escolas, tendo recebido diversos prêmios, como o I Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos- em Lima, Peru. Gina destaca: “Quem quer você seja, onde quer que tenha nascido, você pode ser uma mulher inspiradora”. Quer conhecer mais sobre este projeto? Acesse:

A Semana da Consciência Negra no Câmpus Valparaíso contou com uma programação variada, acontecendo nos dias 21 e 22 de novembro, entre as atividades foi possível contar com palestras, cine debate e roda de conversa com representantes da comunidade Quilombo Mesquita, localizada em Cidade Ocidental-GO. Organizaram o evento:
Ana Elizabete Machado;
Débora Silva;