Ação

Estudantes do Câmpus Valparaíso participam de projeto de Simulação das Nações Unidas para Secundaristas

Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 19h14 | Última atualização em Terça, 12 de Junho de 2018, 18h56

Alunos do Câmpus Valparaíso na SiNUS 2018

Do dia 30 de maio, até o último domingo, 03, alunos do Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG) estiveram presentes na Simulação das Nações Unidas para Secundaristas (SiNUS), atividade desenvolvida pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com outras instituições. O evento ocorreu no colégio Sigma, Asa Sul, em Brasília. Dez estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados em Automação Industrial e em Mecânica do Câmpus Valparaíso participaram da ação, que tinha como objetivo simular os debates entre os países dentro dos comitês de organismos internacionais.

Participaram estudantes de todo o Brasil, reunindo cerca de 400 alunos do Ensino Médio. No projeto, os estudantes representavam as delegações de países durante as reuniões destes comitês. O objetivo da ação é mostrar como funciona estes órgãos internacionais e ampliar a discussão sobre temas atuais. Sobre a iniciativa, o secretário-geral da Sinus 2018, Nathan Simões, estudante de Relações Internacionais da UnB, explica: “Promover e defender os valores das Nações Unidas. Promover o debate de temas da agenda internacional com alunos do Ensino Médio”.Organiza a Sinus alunos da Universidade de Brasília. Acesse aqui a página oficial do evento.

O tema geral da SiNUS 2018 foi Sul Global, mas cada comitê teve sua própria temática, como o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), que trabalhou com a questão do “Uso Indiscriminado de Armas Químicas na Síria”, além deste organismo, outros 13 foram representandos na atividade, como: o Conselho de Direitos Humanos(CDH), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA).

A presença dos nossos estudantes
Ana Vitória Cesário, aluna do Câmpus Valparaíso que durante o evento foi a chefe da delegação do Câmpus, representando a Síria no Conselho de Segurança das Nações Unidas, contou sobre a expectativa da  atividade, assim que foi iniciado os trabalhos,na quarta-feira,30: “Vai expandir nosso conhecimento. A gente vai ter uma vivência única”. E destaca: “Importante para trabalhar a questão de liderança e organização”.

O Câmpus teve alunos representando os seguintes países: Síria, Egito, Angola e Arábia Saudita. Tendo participação em diferentes Comitês como: Conselhos de Direitos Humanos, Conselho de Segurança e Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Sobre atividade, a professora de geografia do Câmpus Danielle Pereira, explica: “Proporcionar aos alunos uma experiência de simulação de discursos no âmbito dos comitês das Nações Unidas, sobre temáticas de interesse”. A professora conta que o incentivo à participação dos alunos faz parte do projeto de ensino “Conflitos Mundiais” desenvolvido no Câmpus Valparaíso, pelos professores Danielle, Mariana Romero (história) e Osvaldo Assis(ciências sociais).

Coordenação de Comunicação Social Câmpus Valparaíso