Atividade

Dia de Planejamento do Câmpus Valparaíso reúne professores para debate e diálogo sobre diferentes temáticas da educação

Publicado: Quinta, 26 de Julho de 2018, 17h03 | Última atualização em Terça, 31 de Julho de 2018, 18h24

Entre os temas estava “Diálogo sobre Direitos e Deveres dos Adolescentes”

Vice-presidente do Conselho Tutelar durante apresentação

Nessa quarta-feira,25, aconteceu no Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Valparaíso: o “Dia de Planejamento do Segundo Semestre de 2018”. A atividade foi organizada pela área pedagógica do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA). “É importante a gente refletir acerca da formação continuada e promover a interação dos docentes”, explica a pedagoga Tatiane Soares, sobre a ação realizada.

Pela manhã, foi um momento de bate-papo com a professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília(UnB) Maria Luiza Pinho Pereira, que trouxe para debate a temática: “Desafio da Formação Humana na Educação Profissional e Tecnológica de Trabalhadores Jovens e Adultos”. À tarde, o Câmpus recebeu o vice-presidente do Conselho Tutelar de Valparaíso de Goiás, Gilberto Nascimento, para a exposição de uma palestra sobre: “Diálogo sobre Direitos e Deveres dos Adolescentes”.

Gilberto esclareceu sobre o quê é o Conselho Tutelar, como funciona, e em quais situações a escola deve acionar o órgão. São três as principais formas de violação do direito da criança e adolescentes (como explica o conselheiro): sexual, física e psicológica.

Estatuto da Criança e do Adolescente também foi abordado durante a apresentação. Sobre o Conselho Tutelar, Gilberto explica o principal objetivo: “Garantir direitos de crianças e adolescentes”. O palestrante expôs a necessidade da escola não olhar para o Conselho como órgão de repressão e sim de zelador de direitos.

O telefone para o público em geral contatar de forma anônima e realizar denúncias ao Conselho Tutelar de Valparaíso de Goiás, em casos de descoberta ou suspeita de abuso contra crianças e adolescentes, é o Disque 100.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso