Orientação sobre Equiparação de Estágio Curricular

Publicado: Sexta, 22 de Janeiro de 2021, 10h40 | Última atualização em Terça, 02 de Março de 2021, 19h40

Esse artigo é para elucidar os procedimentos para fazer a Equiparação de Estágio por atividades de Monitoria, Pesquisa e Extensão.

"Conforme o art. 25 da Resolução nº 57 de 17 de novembro de 2014, o estudante que desenvolver atividades de Extensão, Monitoria ou Iniciação Científica e Tecnológica na educação superior ou no ensino técnico de nível médio, poderá solicitar equiparação integral ao estágio curricular obrigatório, desde que haja a previsão no Projeto Pedagógico do Curso e compatibilidade das ações desenvolvidas com os objetivos da formação do curso e as especificidades do seu perfil profissional de conclusão."

No Câmpus Uruaçu somente o curso de Bacharelado em Engenharia Civil não permite que seja feita a equiparação de estágio, de acordo com o PPC do curso.

Para que seja feita a equiparação, são necessários os seguintes documento:

a) Na condição de ATIVIDADES DE EXTENSÃO:

1. Projeto de Extensão aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFG;

2. Certificado de conclusão das atividades de extensão;

3. Plano de atividades do estudante aprovado pelo proponente do projeto de extensão;

4. Relato das atividades desenvolvidas pelo estudante no modelo do Relatório de Atividades de Estágio.

b) Na condição de MONITORIA:

1. Projeto de Monitoria aprovado pela Chefia de Departamento de Áreas Acadêmicas do Câmpus;

2. Plano de atividades do estudante aprovado pelo professor responsável pela Monitoria;

3. Relato das atividades desenvolvidas pelo estudante no modelo do Relatório de Atividades de Estágio.

c) Na condição de INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA:

1. Projeto de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC-Af, PIBIC, PIBIC-EM, PIBITI) aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG;

2. Certificado de conclusão da Iniciação Científica e Tecnológica;

3. Plano de atividades do estudante, aprovado pelo orientador;

Deve usar o Modelo (Clique Aqui) e Manual de Elaboração (Clique Aqui) do Relato de Atividades de Estágio.

Com a documentação em mãos o estudante deve encaminhar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Perguntas Frequentes

1) Dois alunos fizeram as mesmas atividades no projeto, os relatórios podem ser iguais?

Resposta: Não, o Relatório de Atividades de Estágio é de autoria do próprio estudante, sendo que cada estudante deverá fazer o seu, o relatório não pode ser o mesmo para todos.

2) O meu certificado do Projeto de Pesquisa ainda não ficou pronto, porque ainda não teve o SICT/SIMPEEX, como devo proceder?

Resposta: A INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 02, DE 17 de outubro de 2019., permite que a GEPPEX do Câmpus emita uma declaração para o aluno, desde que ele a solicite.

3) O Relatório pode ser o mesmo do projeto, ou tem que ser um relatório específico para estágio?

Resposta: Tem que ser um relatório específico para estágio, usando o modelo apresentado anteriormente.

Caso apareça mais dúvidas, serão postadas aqui.