Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Oficina de Dança

Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 13h02 | Última atualização em Sexta, 16 de Novembro de 2018, 12h17

Datas: 12,13 e 14/11 (oficina de dança) | Local:  Teatro do IFG - Câmpus Goiânia

O cavalo marinho é a inspiração do espetáculo de dança contemporânea Guarda Sonhos que será apresentado hoje, 5 de novembro, às 16h30, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia. A entrada é gratuita e aberta à comunidade. Além da apresentação de hoje, serão realizadas oficina de iluminação no dia 6,das 9h às 12h e das 14h às 17h , e mais oficina de dança, nos dias 12, 13 e 14, das 14h45 às 17h45, com a atriz, bailarina e criadora do espetáculo, Tainá Barreto, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia.

Guarda Sonhos foi criado pela atriz e bailarina, Tainá Barreto, que, em seu espetáculo solo, transita entre a cultura popular e a cena da dança contemporânea com um trabalho sensível e poético. O processo de Guarda Sonhos parte de tradições coletivas e traz para cena as ferramentas que fazem parte da trajetória pessoal da intérprete-criadora, tais como a dança contemporânea, as danças tradicionais populares, o teatro físico e o butô. O solo transita na fronteira entre a dança e o teatro, tateando possibilidades para a expressão de uma bailarina que procura uma poética autoral.

Elementos de frevo e cavalo marinho aparecem diluídos numa criação coreográfica que mescla informações corporais de diferentes contextos, mas que juntas apontam caminhos para uma cena singular e híbrida. Do mergulho nas tradições pernambucanas de frevo e cavalo marinho, nascem memórias e conflitos em um corpo que busca caminhos para si. Como agenciar informações corporais tão distintas? Do humor à quase falência da vida, da peleja e labuta diárias ao frescor efusivo da brincadeira. Guarda Sonhos parte de tradições coletivas para chegar a uma expressão singular, na tentativa de reelaborar uma experiência vivida e acumulada no corpo. A coreografia é construída em quadros, como sonhos que se relacionam.

São sete quadros, sete sonhos, sete memórias. Este trabalho foi contemplado pela Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística 2008 e pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016, Seduce e Governo de Goiás. “Meu trabalho pode ser situado na fronteira entre a dança e o teatro físico,é pautado na pesquisa sobre manifestações da cultura popular tradicional brasileira e seus possíveis desdobramentos na cena contemporânea”, explicou a intérprete Tainá Barreto.

Tainá é professora efetiva do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia. Natural de Brasília, iniciou sua formação em dança no balé clássico. É Mestre em Arte pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Dança pela Faculdade Angel Vianna (FAV/RJ), bacharel e licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O interesse pelas matrizes culturais da tradição pernambucana, ela dividiu com o Grupo Peleja (SP/PE/PB), do qual foi integrante por mais de dez anos, com importantes espetáculos apresentados em diversas partes do país.

Oficinas de dança e iluminação

Além da exibição do espetáculo, estudantes do IFG – Câmpus Goiânia poderão participar também das oficinas de dança e iluminação, que serão ministradas pela bailarina e atriz Tainá Barreto, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia.

No dia 6 de novembro, será realizada a oficina de iluminação Princípios Poéticos da Luz para a Cena, das das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia. E nos dias 12, 13 e 14 novembro, será realizada a oficina de dança Frevo, Cavalo Marinho, Jogo e Cena, das 14h45 às 17h45, também no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia. Na oficina, que será ministrada por Tainá Barreto, os participantes terão a oportunidade de vivenciar as danças de frevo e do cavalo marinho (brincadeira tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco) em favor de uma prática de formação de atores e dançarinos. Os estudantes do IFG – Câmpus Goiânia interessados em participar das oficinas precisam fazer as inscrições gratuitas pelo e-mail: guardasonhos.oficinas@gmail.com


Serviço
Espetáculo de dança contemporânea Guarda Sonhos
Quando: 5 de novembro, às 16h30
Onde: Teatro do IFG – Câmpus Goiânia ( Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia/GO)
Entrada Franca
Classificação Livre

Oficinas de Iluminação no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia |dia 06/11 | 9h às 12h e das 14h às 17h
Oficina de Dança no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia | dias 12, 13 a 14/11| 14h às 17h
Inscrições para as oficinas pelo e-mail: guardasonhos.oficinas@gmail.com

Fim do conteúdo da página