EVENTO

Lançamento do livro Música, Educação, Arte e Ofício: pesquisas em música no IFG

Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2020, 14h49 | Última atualização em Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 09h12

Data: 2 de dezembro | Horário: 19 horas | Local: X Seminário Internacional de Musicologia da EMAC-IFG

Pesquisas realizadas por docentes da área de Música do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) compõem o livro Música, Educação, Arte e Ofício: pesquisas em música no IFG, que será lançado no dia 2 de dezembro, durante o X Simpósio Internacional de Musicologia da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. O evento será realizado de 29 de novembro a 3 de dezembro e será transmitido pelo online. Para participar, basta fazer inscrição gratuita pelo link https://www.musicologiaemac.org/ .

A publicação reúne 11 textos que trazem relatos de pesquisas desenvolvidas pelos professores ligados à Coordenação de Artes do Câmpus Goiânia. “É um conjuntos de textos que revela esforços pela busca do fortalecimento da tríade ensino-pesquisa-extensão na instituição”, afirma o professor Eliton Perpetuo Rosa Pereira, que é um dos organizadores da obra ao lado dos docentes Cristiano Aparecido da Costa, Marshal Gaioso Pinto e Ronan Gil de Morais.

Dentre os textos que compõem o livro estão: De Artes e ofícios: a música do Instituto Federal de Goiás, de Marshal Gaioso Pinto; Grupos de Pesquisa em Música como Referencial Para Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção Artística: criação, caracterização e desenvolvimento do NΞP³ , de Ronan Gil de Morais; Representações Mentais na Performance Violonística: revisão de literatura e uma proposta de abordagem, de Maurício Mendonça e Eduardo Meirinhos; Orquestração e Instrumentação no Nacionalismo: um estudo de quatro obras representativas do repertório sinfônico brasileiro, de Juliano Lima Lucas; A composição de um inventário bachiano a partir de um poema de Alexei Bueno, de Felipe Valoz; Música e Subjetividade na Estética de Hegel, de Luana Uchôa Torres; A Produção Científica em Música, Educação e Educação Musical no Brasil: uma síntese dos estudos de revisão, de Eliton Pereira e Vanderleida de F. e Queiroz; Música na Educação Básica: temáticas de periódicos nacionais publicados entre 2000 e 2010, de Gustavo Araújo Amui; Projeto Canto Orfeônico no Brasil: uma análise crítica à luz da pedagogia libertadora de Paulo Freire, de Cristiano Aparecido da Costa; A educação musical da banda de música na escola em Goiânia, de Carina Bertunes; e A Obra Literária como Ponto de Partida Para um Processo de Musicalização Infantil: o urso com música na barriga de Érico Veríssimo, de Rosana Araújo Rodrigues e Ronan Gil de Morais.

O lançamento será transmitido pelo canal no Youtube da EMAC-UFG (https://www.youtube.com/user/canalemacufg) e contará com apresentação dos docentes organizadores da obra, que vão falar sobre os principais temas do livro.

Lançamento do livro Música, Educação, Arte e Ofício: pesquisas em música no IFG
Data: 2 de dezembro, durante o X Simpósio Internacional de Musicologia da EMAC-UFG
Local: X Seminário Internacional de Musicologia da EMAC-IFG
Transmissão: https://www.youtube.com/user/canalemacufg