V Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste

Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 18h26 | Última atualização em Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 08h11

Data: 26 a 30 de novembro | Local: IFG - Câmpus Goiânia

Com o objetivo de disseminar, integrar e universalizar o acesso ao conhecimento matemático, a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia, realiza o V Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste. O evento será entre os dias 26 e 30 de novembro, no câmpus.

A programação contará com conferências, mini-cursos, sessões temáticas e apresentações culturais. O prazo para submissão de trabalhos a serem apresentados durante o evento está aberto e as propostas podem ser enviadas até o dia 30 de setembro. Para tanto, os interessados poderão encaminhar resumos de, no máximo, três páginas e em formado PDF, para o e-mail vcmco.ifg@gmail.com .

As propostas podem ser submetidas nas modalidades Apresentação Oral ou Pôster. As Apresentações Orais contemplarão as seguintes temáticas: Otimização, Sistemas Dinâmicos, Ensino/Educação Matemática, Álgebra/Teoria dos Números, Probabilidade/Estatística, Análise, Geometria e Matemática Aplicada. Os pôsteres serão distribuídos em sessões de apresentação que serão disponibilizadas ao longo da programação do evento. Para mais informações, acesse as regras de submissão de trabalhos na página do evento

O evento é destinado a estudantes, professores e pesquisadores da área da Matemática de toda região Centro-Oeste. As inscrições para participação como ouvintes serão abertas em breve.

O evento

O colóquio ocorre durante o Biênio da Matemática 2017-2018, período em que diversos eventos são realizados em todo o mundo para estimular, popularizar e fomentar melhorias no ensino da Matemática. Dentre eles, está o Congresso Internacional de Matemática, considerado o mais importante encontro mundial da área, realizado entre os dias 1º e 9 de agosto, no Rio de Janeiro.

Para a SBM, a realização do colóquio é uma forma de disseminar a Matemática, sua cultura e aplicações para um público amplo na região Centro-Oeste, que conta com 71 cursos de graduação em Matemática, 21 especializações, 3 mestrados acadêmicos, 11 polos do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional e 2 doutorados. Dentre esses cursos, o IFG – Câmpus Goiânia oferta uma Licenciatura e uma Pós-Graduação em Matemática.

A ação também comemora o fato do Brasil ter ingressado, neste ano, no grupo de elite da Matemática Mundial, Grupo 5 do ranking elaborado pela União Matemática Internacional. O reconhecimento veio das contribuições brasileiras à Matemática e do trabalho da pesquisa nacional na área.

Confira mais informações na página do V Colóquio de Matemática do Centro-Oeste e no site do Instituto Matemática Pura e Aplicada.

V Colóquio de Matemática do Centro-Oeste
Data: 26 a 30 de novembro
Local: IFG – Câmpus Goiânia
Informações: http://eventos.ifg.edu.br/v-coloquio-matematica-centro-oeste/

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.