Canções de Mulheres

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 14h59 | Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 12h50

Data: 18 de junho | Horário: 20h |Local: Teatro do Câmpus Goiânia do IFG

Cartaz Recital Canções de mulheres

O Teatro do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás recebe o recital Canções de Mulheres, no dia 18 de junho, às 20 horas. Na apresentação, as musicistas Joana Azevedo e Lúcia Barrenechea apresentarão um duo de canto e piano dedicado a obras musicais de compositoras, tendo no repertório, por exemplo, canções de Chiquinha Gonzaga, de Dinorá de Carvalho, entre outras composições. A entrada no recital é gratuita e aberta ao público.

Currículo

Joana

Professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Joana Azevedo atua nas áreas de Regência-Coral, Canto-Coral e Canto. É Doutora em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Mestre pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (EMAC/UFG) e Graduada em Piano pela UFG. Recentemente apresentou recitais de canto/música de câmara na UNIRIO, ao lado do pianista José Wellington e dos violoncelistas Nayara Tamarozi e Miguel Bevillacqua, em recitais do SESC Partituras, com a pianista Lúcia Barrenechea e junto às Orquestras de Goiás. Participou como solista e camerista da gravação dos CDs “Música Sacra Brasileira”, sob a regência de Norton Morozowsky, “Cantorias de Natal” de Estércio Marquez Cunha, “Movimento Violão”, ao lado do violonista Pedro Martelli e como regente do CD “Lento Acalanto” de Estércio Marquez Cunha, “Missa para Coro e Piano”, de Juliano Lima Lucas e “Coral do TCE-GO”. Foi Vice-Presidente da ABRC – Associação Brasileira de Regentes de Coros. Sua experiência como Regente Coral abrange o trabalho com vários coros, que dentre eles se destacam o Coro de Câmara da UFG, o Coral da Graduação Matutino da UFG, o Coro Cênico da UFG, o Coral da Cidade, Camerata in Fuga e o Coral do TCE-GO. Ao lado do pianista Carlos Costa, realizou recital de Música de Câmara Brasileira na cidade de Aveiro – Portugal, no PERFORMA 2015 e em julho de 2013 executou concertos de Música Brasileira para Canto e Piano em Athens na Abertura do Congresso ISQRMM (Georgia – EUA) e Hunstville (Alabama – EUA). Em 2018, foi convidada pelo maestro Júlio Moretzsohn a integrar o Coro Sinfônico do Rio de Janeiro na execução da Sinfonia n. 3 de Leonard Bernstein, sob a regência do Maestro Isaac Karabtchevsky. Em 2013, participou como corista convidada da OSESP, realizando concertos e gravações da Sinfonia Ameríndia de Villa-Lobos, vencedora do 26º Prêmio da Música Brasileira, sob a regência de Isaac Karabtchevsky.

Lúcia Barrenechea

Lúcia Barrenechea é pianista professora titular de piano no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Música – Mestrado e Doutorado, e no PROEMUS – Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais. Realizou seu bacharelado em piano na UFG e mestrado na Universidade de Boston, EUA. Concluiu seu doutorado na Universidade de Iowa, EUA. Atuando intensamente como solista, Lúcia Barrenechea apresenta-se regularmente em recitais por várias cidades brasileiras. Também atuou como solista em concertos com as Orquestras Sinfônica Estadual de São Paulo, Filarmônica de Goiás, Sinfônica de Goiânia, Sinfônica Jovem de Goiás, Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e Sinfônica de Barra Mansa, sob a regência de Eleazar de Carvalho, Emanuel Martinez, Parcival Módolo, Eliseu Ferreira, Fabio Mechetti, Norton Morozowicz e Vladmir Prado. Reconhecida como notável pianista camerista, tem se apresentado com grandes nomes em destaque no cenário nacional e internacional. Com seu marido, o flautista Sérgio Barrenechea, forma desde 1989, o Duo Barrenechea. Em 2015, o duo lançou o DVD e CD "Brasileiríssimo: Encontros". Em 2016, o projeto foi apresentado em turnê internacional, com concertos no Peru, Áustria e Estados Unidos. Seu primeiro CD solo, “Saracoteio - Piano Brasileiro” foi lançado em 2009. Em 2011, participou da turnê europeia de lançamento do CD triplo “A Música para Flauta de Francisco Mignone”. Tem sido frequentemente convidada para atuar como professora dos mais diversos festivais de música do país. Em 2013, lançou, em parceria com o violoncelista Hugo Pilger, o CD/DVD “Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano” e, em 2017, na forma de CD duplo, o 2º volume desse projeto.

Recital Canções de Mulheres

Quando: 18 de junho (terça-feira), às 20 horas.

Onde: Teatro do Câmpus Goiânia do IFG ( Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia – GO).

Confira aqui o repertório