Roda de Conversa: Cidades e Mobilidade – Reflexões

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 12h49 | Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2019, 10h24

Data: 19 de junho | Horário: 9h -12h e 14h -17h | Local: Auditório Demartin Bizerra - Câmpus Goiânia do IFG

Roda de Conversa: Cidades e Mobilidades – Reflexões

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realiza Roda de Conversa: Cidades e Mobilidades – Reflexões no dia 19 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no auditório Demartin Bizerra. O evento é uma organização das coordenações do curso de Engenharia de Transportes e da área de Turismo e Hospitalidade do Câmpus Goiânia do IFG, do Ministério Público do Estado de Goiás, da Goiás Turismo e do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo da Estrada de Ferro – Goiás.

A Roda de Conversa: Cidades e Mobilidades – Reflexões integra o projeto articulado pelo Ministério Público do Estado de Goiás, Goiás Turismo e Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo da Estrada de Ferro – Goiás, que visa estabelecer uma parceria com as áreas de Transportes e Turismo do Câmpus Goiânia do IFG, com a intenção de realizar um levantamento técnico que subsidiará o planejamento para a implantação de um trem turístico na região da estrada de ferro em Goiás, que contempla 14 municípios do Sudeste Goiano.

A proposta do projeto é reativar a ferrovia a partir do transporte turístico de passageiros de Catalão a Senador Canedo. Atualmente a ferrovia opera trens de carga, mas a intenção do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo da Estrada de Ferro – Goiás é disponibilizar uma locomotiva para fins turísticos, disponibilizando mais um meio de transporte de pessoas e também transformando a região da estrada de ferro  em um atrativo turístico para o estado, resgatando as antigas estações ferroviárias como patrimônios histórico-culturais.

Outra frente do projeto tem por objetivo que o IFG possa contribuir também com o planejamento estratégico setorial de mobilidade urbana junto aos municípios participantes do consórcio. Essa demanda se deve à Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012), que determinou que todos os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes desenvolvam seus planos de mobilidade urbana.

Para tanto, o grupo de professores e alunos de Transportes do Câmpus Goiânia do IFG, por meio de parceria a ser estabelecida com os municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo da Estrada de Ferro – Goiás, colaborará na orientação para que esses municípios construam seus planos setoriais de mobilidade urbana.

Programação

A Roda de Conversa: Cidades e Mobilidades – Reflexões é uma primeira etapa desse projeto, que visa iniciar uma parceria entre as instituições apoiadoras, para que futuramente seja firmado um termo de cooperação técnica ou convênio.

Na programação do evento, no dia 19 de junho, das 9h às 12h, haverá roda sobre o tema: Transportes Ferroviário, Turismo e Potencialidades, com participação alunos do curso de Engenharia de Transportes; do professor e coordenador da área de Turismo e Hospitalidade, Leonardo Ravaglia; do prefeito de Silvânia, José Faleiro e da superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi, com a mediação da professora do Câmpus Goiânia do IFG, Patrícia Margon, no auditório Demartin Bizerra.

E no mesmo dia, no turno vespertino das 14h às 17h, será realizada a roda: Plano Setorial de Mobilidade em Cidades com 20.000h, com participação da professora e arquiteta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de Goiás, Fernanda Mendonça; da professora do IFG e arquiteta, Ana Carolina; e do professor e arquiteto, Roberto Veloso, com a mediação da professora do Câmpus Goiânia do IFG, Luciana Araújo, também no auditório Demartin Bizerra, no câmpus.

Roda de Conversa: Cidades e Mobilidades – Reflexões
Quando: 19 de junho (sexta-feira), das 9h -12h e das 14h -17h.
Onde: Auditório Demartin Bizerra, no Câmpus Goiânia do IFG.