EVENTO

Campanha de doação de sangue

Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2022, 15h58 | Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2022, 15h20

Data 29/09 | Horário: 8h às 16h | Local: ônibus do Hemocentro, em frente ao Teatro

No dia 29 de setembro o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebe o ônibus do Hemocentro para campanha de doação de sangue. A unidade móvel de coleta ficará estacionada em frente ao Teatro das 8h às 16 horas. Podem doar servidores, estudantes e colaboradores do câmpus. Para tanto, a Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS), responsável pela ação, orienta que os voluntários façam um cadastro prévio preenchendo o formulário virtual ou pelo whatsapp 3227-2772 ou pelo formulário impresso disponível nas portarias de estudantes e servidores. Vale lembrar que doadores também poderão se apresentar voluntariamente no momento da coleta.

De acordo com a CAS do Câmpus Goiânia, a ação faz parte da programação da Semana do Servidor, que será divulgada em breve. Podem participar da doação pessoas que tenham entre 16 e 69 anos, peso mínimo de 50 quilos, que estejam saudáveis e cumpram determinadas condições garantir segurança tanto para o doador quanto para os beneficiários. Doadores menores de 18 anos precisam da autorização por escrito do responsável legal. O limite para a primeira doação é de 60 anos. Quem já realizou alguma doação recente deve obedecer ao intervalo mínimo de 60 dias (para homens) e 90 dias (para mulheres). No momento da coleta, é preciso apresentar um documento oficial com foto.

Abaixo, confira alguns cuidados ao doar sangue.

Antes de doar sangue:

• Não doe sangue em jejum;
  • Não ingerir leite, seus derivados ou outros alimentos gordurosos 3 horas antes da doação;
  • Para doar no período da tarde é necessário almoçar e aguardar pelo menos 3 horas;
  • Durma pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;
  • Evitar fumar pelo menos 30 minutos antes e 2 horas após a doação;
  • Evitar ingerir álcool nas 24 horas que antecedem à doação;
  • Não se esqueça de levar um documento oficial com foto.

Após doar:

• Permaneça sentado por, pelo menos, 15 minutos;
  • Coma e beba o lanche oferecido;
  • Mantenha o curativo por pelo menos 4 horas;
  • Não consuma bebidas alcoólicas;
  • Não fume por, no mínimo, duas horas;
  • Evite esforço físico exagerado por 12 horas;
  • Beba bastante líquido;
  • Se precisar dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente no caso de mal estar;
  • Se após deixar a unidade de coleta sentir sensação de tontura, fraqueza, sente-se ou deite-se e mantenha as pernas elevadas, estas medidas evitam quedas e aumentam a circulação de sangue, aliviando rapidamente os sintomas.

Mais informações, entre em contato com a CAS pelo e-mail cas.goiania@ifg.edu.br  ou pelo telefone 3227-2772.

Campanha de doação de sangue
Data: 29 de setembro